32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Mulheres rurais realizam a primeira feira da agricultura familiar em Colniza

Mulheres rurais realizam a primeira feira da agricultura familiar em Colniza

A Associação está se organizando em busca de alternativas econômicas para as mulheres rurais e tomando os cuidados durante a pandemia.
Por CenárioMT

Agricultoras Familiares da Comunidade Capa Mansa, localizada no município de Colniza (1.065 km a Nordeste de Cuiabá), realizaram a primeira feira da agricultura familiar no município. A presidente da Associação de Mulheres Rurais Liberdade, Maria Nazaré Oliveira Almeida, destaca que a intenção é levar para a comunidade a produção do campo, uma vez por mês e buscar espaços alternativos para a comercialização toda semana. A feira foi realizada no barracão da Igreja Católica, na Comunidade São João.

De acordo com a presidente, a Associação está se organizando em busca de alternativas econômicas para as mulheres rurais. A primeira feira trouxe diversos produtos para comercialização tais como frutas, verduras, farinha de mandioca, farinha de babaçu, bolos, doces, queijos, requeijão, rapadura, melado, caldo-de-cana, coco processado, artesanato e outros. Teve também um bazar para venda de diversas roupas com preços acessíveis de R$ 2,00 a R$ 10,00.

Conforme ficou estipulado pelas agricultoras, a feira da agricultura familiar será realizada aos sábados, no final do mês. Maria Nazaré destaca que as produtoras estão acostumadas a comercializar os seus produtos levando até a casa dos consumidores. Com a implantação da feira, o consumidor terá a sua disposição vários produtos num só lugar. Estão também se organizando para realizar a venda em locais alternativos que possa atender a todos os interessados.

Outra alternativa encontrada pelas mulheres rurais é a implantação de uma agroindústria para produção de farinha de mandioca. A presidente fala que a Prefeitura Municipal repassou para a associação uma farinheira que estava desativada. Ela enxerga mais uma oportunidade de negócio para as mulheres e produtores rurais da região. “Essa farinheira precisa ser recuperada e de muito trabalho de todos para voltar a funcionar. Acredito que no próximo ano estaremos produzindo farinha de mandioca”, ressalta.

A produtora e membro da Associação, Joselina Alves de Lima, possui na sua área de 13,5 alqueires o cultivo de mandioca, café, banana, verduras, frutas, criação de bovinos, pequenos animais e outros. Ela ficou empolgada e vai comercializar diferentes produtos na próxima feira.  “Eu trouxe cebola, couve, almeirão, bolo de cenoura, artesanato e jogo de tapete. Para este mês, já estou programando levar sorvete, verduras e outros”, comenta.

A produtora Angelita Patrícia da Silva, membro da associação é considerada a poeta do grupo de mulheres por escrever poemas sobre a natureza, a vida no campo e a agricultura familiar. Ela participou da feira e comercializou abacaxi, rapadura com amendoim, açafrão da terra, geladinho de frutas e outros. O evento contou com a participação de 10 mulheres rurais.

A extensionista Social da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Conceição Santana Ribeiro, explica que nesse período da pandemia as produtoras redobraram os cuidados de higiene na comercialização dos produtos, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). A feira da agricultura familiar foi realizada com todos os cuidados e recomendações desde a higiene pessoal passando pela manipulação dos alimentos, limpeza dos ambientes e transportes.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Covid-19: identificação biométrica não será exigida nas Eleições 2020

As eleições de outubro de 2020 marcam 12 anos do início da adoção da biometria no processo eleitoral brasileiro. No pleito deste ano, contudo,...

Avó flagra marido estuprando a neta de 11 anos em Mato Grosso

Um homem de 39 anos foi preso na sexta-feira (23) por estuprar a neta de criação de 11 anos no município de Cáceres (225...

Dupla é presa com carreta roubada carregada de soja em MT

Policiais militares da 3ª Companhia de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) prenderam neste sábado (24.10) dois homens por roubo, na zona rural da cidade....

Ronaldinho Gaúcho testa positivo para coronavírus

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho confirmou no início da tarde deste domingo (25) que testou positivo para o novo coronavírus (covid-19). O anúncio foi feito...