36.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROMedida provisória reserva milho da Conab para pequenos criadores

Medida provisória reserva milho da Conab para pequenos criadores

Produção de milho foi afetada pelo clima e registrou queda de 25,7% na segunda safra deste ano
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag. Câmara

A Medida Provisória (MP) 1064/21 institui o Programa de Venda em Balcão (ProVB), para facilitar o acesso dos pequenos criadores de animais a estoques públicos de milho mantidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ideia é assegurar a oferta de milho para os beneficiários a custos mais baixos. “O pequeno produtor terá acesso a um, dois, dez sacos de milho que [atualmente] não pode comprar dos grandes produtores”, disse a ministra da pasta, Tereza Cristina.


--Continua depois da publicidade--

A MP visa ainda o suprimento, de maneira regular, desse insumo para criações. A produção de milho foi afetada pelas condições climáticas durante o período 2020/2021. Do total de 86,7 milhões de toneladas no País, 60,3 milhões foram colhidos na segunda safra, que registrou um recuo de 25,7% na produtividade.

Estoques
A Conab comprará milho de grandes produtores por meio de leilões públicos, a partir dos preços de mercado, formando assim o estoque destinado ao ProVB. O volume será definido anualmente pelo governo, não podendo exceder 200 mil toneladas – em situações excepcionais, porém, o limite poderá ser maior.

Anualmente, a formação desse estoque deverá considerar as disponibilidades financeiras e orçamentárias. As despesas serão enquadradas como subvenção econômica em operações de crédito rural (Lei 8.427/92).

Pela MP, caberá aos ministérios da Agricultura e da Economia avaliar outros pontos do programa.


--Continua depois da publicidade--

Quem pode comprar
A MP destina-se aos pequenos criadores, inclusive aquicultores, caracterizados conforme a Política Nacional de Agricultura Familiar (Lei 11.326/06). A Conab definirá o limite de compra de milho por beneficiário (mediante CPF ou CNPJ), considerado o máximo de 27 toneladas mensais e o consumo médio da criação.

Para ter acesso ao ProVB, os interessados deverão estar com a documentação em dia na Conab e inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, além dos demais requisitos.

Poderão participar integrantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), cooperativas e associações, entre outros.

Tramitação
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a medida provisória deverá ser analisada pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Redes sociais

107,346FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Creche Anjo da Guarda será ampliada em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 11.700 cães e gatos são vacinados contra a raiva em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021
EDUCAÇÃO
Audiência pública discute mudanças na gestão das escolas municipais de Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021
Lucas do Rio Verde
Projeto Conectar promove apoio psicológico a profissionais da Educação em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021