21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 outubro, 2021
InícioCENÁRIO AGROIpem-MT inaugura 1º laboratório de aferição de hidrômetros do Estado

Ipem-MT inaugura 1º laboratório de aferição de hidrômetros do Estado

Os consumidores poderão acompanhar os testes feitos nos equipamentos dentro do laboratório
Por CenárioMT

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), Bento Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda inauguraram nesta terça-feira (21.09), o primeiro laboratório para aferição de hidrômetros do Estado (popularmente conhecidos como medidores de água), que ficará situado na Rua 13 de Junho, 1.195, Bairro Centro Sul, Porto em Cuiabá.

A bancada terá disponibilidade para efetuar até 30 ensaios por vez, em duas horas. Até então, a avaliação de medição do consumo de água era feita no Mato Grosso do Sul, Goiás ou São Paulo. O que encarecia o serviço, já que era cobrado o envio do equipamento para fora do Estado e a taxa de análise.


--Continua depois da publicidade--

Para solicitar o teste do hidrômetro basta realizar o agendamento pelo e-mail: [email protected] Por meio do endereço eletrônico será informado o dia e horário em que será feito o procedimento. A taxa é de R$ 16,42.

Um benefício direto e significativo para os usuários, segundo Bezerra. “Além da redução de custo com a conferência feita na Capital mato-grossense, já que o equipamento não precisa mais ser enviado a outros estados para ser testado. Ganha-se em agilidade na avaliação, teremos muitas bancadas para testagem simultânea. Isso representa um ganho social, já que a maioria dos pedidos são feitos por pessoas de baixa renda”, ressalta.

Outro diferencial no laboratório é a possibilidade de o proprietário da unidade consumidora poder acompanhar o ensaio do equipamento, com a restrição de até 3 pessoas por ensaio devido à temperatura que deve ser adequada para realização da análise.

Aperfeiçoamento do trabalho que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, considera primordial para atendimento da demanda. “Tínhamos a demanda para o serviço, mas o mesmo não era ofertado em Mato Grosso. Hoje isso ficou para trás, a partir de agora os hidrômetros dos mato-grossenses serão analisados aqui. É o governo do Estado mostrando que o serviço público atende a sociedade como um todo”, garante Miranda.


--Continua depois da publicidade--

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson, que veio a Cuiabá especialmente para participar da solenidade, o laboratório trará confiança ao usuário. “Em qualquer relação comercial é preciso ter confiança que o equipamento está medindo adequadamente. No caso do hidrômetro é muito comum o consumidor pensar que há algum problema, que o hidrômetro está marcando a mais ou a menos e, com esse laboratório, ele (consumidor) poderá pedir ao Ipem a verificação desse instrumento, que será testado e verificada a vazão, se estiver correto e for aprovado, receberá um lacre de viabilidade mostrando que é confiável”, esclarece.

Os primeiros ensaios programados no espaço recém-inaugurado são de equipamentos de Sinop e Rondonópolis, previstos para esta quarta-feira (22).

A iniciativa é uma parceria entre o Ipem-MT/Inmetro, Sedec, a empresa Águas Cuiabá e o vereador Marcrean dos Santos, que solicitou a criação do serviço local.

Também participaram do evento toda a diretoria do Ipem, a diretoria do Inmetro e o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Marcos Bravin.

Sistema laboratorial

O Ipem-MT conta ainda com laboratório de análise de fios e cabos elétricos, de medidores de energia elétrica e laboratório de aferição de medidores de umidade de grãos. O primeiro a efetuar ações volante, dessa natureza, no País.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021