Cadastro facilita consulta de celular antes da compra

Nova plataforma do Ministério da Justiça reúne dados sobre aparelhos roubados, ajudando consumidores a evitar problemas ao adquirir usados.

Fonte: CenárioMT

Cadastro facilita consulta de celular antes da compra
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), centralizando informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em uma base unificada. A medida pretende oferecer mais segurança para quem compra celulares usados.

Integrado ao programa Celular Seguro, o sistema permite que qualquer pessoa verifique se o telefone possui restrições antes de concluir a compra. Segundo o secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, a iniciativa é um direito do consumidor e uma ferramenta para combater crimes relacionados à receptação.

[Continua depois da Publicidade]

Dados da Anatel reforçam que o cadastro auxilia na prevenção de roubos e fortalece a segurança pública, além de proteger o consumidor no momento da aquisição. O banco de dados já inclui mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados no Celular Seguro, além da base global da Anatel.

O serviço está disponível no aplicativo Celular Seguro para Android e iOS. Para consultar, basta ter o número do IMEI (identificação única do aparelho), que pode ser digitado manualmente ou lido pela câmera do celular. Para obter o IMEI, é só digitar *#06# no teclado de chamadas. Se não houver restrições, o sistema confirma que o dispositivo está liberado para uso.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.