Governo defende justiça para sistema tributário sem alta de imposto

Ministro Márcio Macêdo esclarece que objetivo é garantir equilíbrio fiscal sem pesar no bolso da maioria.

Fonte: CenárioMT

Governo defende justiça para sistema tributário sem alta de imposto
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou nesta sexta-feira (4) que o governo federal busca promover justiça tributária, não aumentar impostos para a população.

Em coletiva durante a abertura da reunião do Conselho Popular do Brics, no Rio de Janeiro, Macêdo explicou que o debate envolve mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e na taxação dos super-ricos. O Brics é um bloco que reúne países emergentes, incluindo o Brasil.

[Continua depois da Publicidade]

Para ele, é inaceitável que menos de 1% da população tente manter privilégios em detrimento de 90% dos brasileiros. “Estamos falando de cerca de 50 bilionários que resistem a pagar o imposto como deveriam”, criticou.

O ministro defendeu que pessoas com grandes fortunas arquem com tributos em condições semelhantes às da classe trabalhadora. “Queremos que eles contribuam como contribuem professores, policiais, enfermeiras, médicas, engenheiras e qualquer cidadão deste país”, declarou. Ele reforçou a importância de discutir o tema com a sociedade para evitar distorções na narrativa. “Não se trata de elevar impostos para todos, mas de garantir justiça no sistema”, concluiu.

[Continua depois da Publicidade]

Macêdo também apontou que grupos bilionários, por disporem de mais recursos e influência, pressionam o Parlamento para manter privilégios fiscais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.