Governo defende justiça para sistema tributário sem alta de imposto

Ministro Márcio Macêdo esclarece que objetivo é garantir equilíbrio fiscal sem pesar no bolso da maioria.

Fonte: CenárioMT

Governo defende justiça para sistema tributário sem alta de imposto
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou nesta sexta-feira (4) que o governo federal busca promover justiça tributária, não aumentar impostos para a população.

Em coletiva durante a abertura da reunião do Conselho Popular do Brics, no Rio de Janeiro, Macêdo explicou que o debate envolve mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e na taxação dos super-ricos. O Brics é um bloco que reúne países emergentes, incluindo o Brasil.

Para ele, é inaceitável que menos de 1% da população tente manter privilégios em detrimento de 90% dos brasileiros. “Estamos falando de cerca de 50 bilionários que resistem a pagar o imposto como deveriam”, criticou.

O ministro defendeu que pessoas com grandes fortunas arquem com tributos em condições semelhantes às da classe trabalhadora. “Queremos que eles contribuam como contribuem professores, policiais, enfermeiras, médicas, engenheiras e qualquer cidadão deste país”, declarou. Ele reforçou a importância de discutir o tema com a sociedade para evitar distorções na narrativa. “Não se trata de elevar impostos para todos, mas de garantir justiça no sistema”, concluiu.

Macêdo também apontou que grupos bilionários, por disporem de mais recursos e influência, pressionam o Parlamento para manter privilégios fiscais.