As fugas em unidades prisionais de Mato Grosso diminuíram 62,85% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Foram 13 registros em 2025, frente a 35 no ano anterior.
Entre as ações para reduzir fugas estão operações frequentes para localizar e retirar materiais ilícitos, como armas artesanais, além de ajustes em protocolos de segurança. A Sejus também destacou o uso ampliado de equipamentos eletrônicos e o trabalho constante dos policiais penais.
De janeiro a junho, ocorreram 405 operações nas 41 unidades prisionais do estado, visando eliminar celulares e outros itens proibidos. No período, 2.387 celulares foram apreendidos. Em 16 unidades não houve registros de aparelhos e em sete delas apenas um celular foi localizado.
A redução é atribuída ao programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, considerado pela gestão estadual uma estratégia para conter a criminalidade e aprimorar a segurança no sistema prisional.