Observatório registra queda de meteoro na divisa do RS

0
Foto: Carlos Fernando Jung / Arquivo Pessoal

Câmeras registraram a queda de um meteoro de elevada magnitude na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, na noite de domingo (29). Ele entrou na atmosfera a 91,1 km de altitude, extinguindo-se a 81 km de altitude.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller&Jung, o fireball teve duração de 1,38 segundos e velocidade de 22,9 km/segundo. O registro foi realizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Este foi o terceiro meteoro de elevada magnitude registrado em 2020 pelo Observatório. No início do mês de março, um fireball foi registrado e pôde ser visto de Porto Alegre. Em janeiro, o mesmo observatório flagrou a queda de outro meteoro na costa do estado.

“Em 2019 não tinha ocorrido tantas quedas de meteoros de elevada magnitude antes do mês de abril. Em abril de 2019 foi registrado o grande meteoro com elevada magnitude que foi notícia em vários países. Isto pode significar que estamos aqui no Sul em um período favorável a mais quedas de meteoros com elevada magnitude”, explica o professor.


O registro da queda do meteoro foi feito às 23h20.


--Continua depois da publicidade ©--


--PATROCINADO--