Eleitorado de Mato Grosso manteve-se estável nos últimos 12 meses

Os dados registrados na evolução do eleitorado contemplam apenas os eleitores que, na ocasião do levantamento, encontravam-se com os títulos regulares.

0

O eleitorado de Mato Grosso não sofreu alteração significativa nos últimos 12 meses. Em dezembro de 2018, o número de eleitores cadastrados no Estado era de 2.166.981. Já em dezembro de 2019, o quantitativo registrado foi de 2.157.718, o que corresponde a uma redução de 0,43%.

A evolução do eleitorado de todos os Estados brasileiros está disponível no site www.tse.jus.br. Nos links “Eleitor e Eleições” seguido de “Estatísticas”, além de dados relacionados ao número de eleitores, o cidadão pode obter outras informações referentes ao cadastro eleitoral, tais como: sexo e faixa etária; sexo e grau de instrução; eleitores faltosos; eleitores filiados e quantitativo do eleitorado.


-Continua depois da publicidade ©-

Os dados registrados na evolução do eleitorado contemplam apenas os eleitores que, na ocasião do levantamento, encontravam-se com os títulos regulares, portanto, aptos ao exercício do voto.

Em dezembro de 2019, além dos 2,1 milhões de eleitores aptos, haviam em Mato Grosso 503.718 eleitores com os títulos cancelados e 25.564 suspensos.

A inscrição cancelada pertence ao eleitor que não atendeu a convocação da Justiça Eleitoral para fazer a revisão de dados com cadastro biométrico e/ou não votou em três eleições consecutivas, as quais não tiveram a ausência devidamente justificada. Já a suspensão da inscrição ocorre para o eleitor conscrito – que está no período de serviço militar obrigatório e aos que cumprem pena oriunda de condenação criminal ou civil, neste último caso, quando a sentença determinou a suspensão. A suspensão permanece até que a pena seja cumprida integralmente.