Arena Pantanal e o futebol profissional

0
Público festeja em final do campeonato mato-grossense - Foto por: Mayke Toscano

Mesmo com tantos eventos, o futebol não deixou de ser protagonista no estádio construído para a Copa do Mundo de 2014. Com 58 partidas do futebol profissional, em 2019 a Arena Pantanal valorizou o esporte que é paixão nacional e se afirmou como palco de festa e lazer para os torcedores mato-grossenses.

A Copa do Brasil teve duas partidas realizadas no estádio cuiabano, ambas possibilitando a festa dos torcedores do Mixto Esporte Clube nas arquibancadas e ótimas atuações de um dos times mais tradicionais do Estado dentro de campo.


-Continua depois da publicidade ©-

Já os duelos do Campeonato Mato-grossense envolveram clubes e a torcida de todo o Estado. Equipes que fazem parte da série A do Estadual, como o Cuiabá, Dom Bosco, Operário, Luverdense, União e Araguaia, tiveram a oportunidade de jogar no grandioso local.

Sem o fosso que existia no antigo estádio Verdão, a estrutura da Arena permite uma maior proximidade do público com o campo e com jogadores. Essa chance de estar mais próxima incentivando o time foi bastante aproveitada pela torcida do Cuiabá Esporte Clube. Além do campeonato mato-grossense, do qual foi campeão, o Dourado fez do estádio um palco de festa para seus torcedores em competições nacionais como a Copa Verde e a série B do campeonato brasileiro.

De acordo com levantamento feito por um site nacional de esporte (globoesporte.com) o time cuiabano teve, inclusive, uma das melhores médias de público da série B do Brasileirão. Cerca de quatro mil ingressos foram vendidos em cada partida com mando de campo na Arena Pantanal, ocupando a oitava colocação entre os times que mais levaram torcedores ao estádio pela competição nacional. Já pela Copa Verde, o Cuiabá garantiu um público de mais de 11 mil pessoas na primeira partida da final contra o Paysandu, do Pará.

O futebol profissional feminino também ocupou seu espaço na Arena Pantanal. As meninas do Operário F.C mandaram seus jogos no estádio cuiabano pelo Campeonato Brasileiro Feminino A-2.  O estádio acolheu ainda outros jogos de campeonatos organizados pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a Copa FMF 2019 e a Copa do Brasil Sub-20.

“Do ponto de vista de utilidade, a Arena Pantanal tem uma grande serventia para a sociedade mato-grossense. Além de ajudar a aumentar a representatividade dos times locais no cenário do futebol nacional por sua visibilidade e estrutura, a Arena e seu entorno oferecem opções de esporte e lazer, isso é papel do Estado também. E cada vez mais vamos encontrar formas e oportunidades para tornar esse espaço mais utilizado pela população”, destaca Allan Kardec.


-
-