Mato Grosso terá 5 novas usinas de etanol até 2021

Houve aumento de aproximadamente 66% na produção de etanol de milho de 2018 para 2019 no estado.

0
Usina de produção de etanol de milho, em Lucas do Rio Verde — Foto: André Souza/G1

Maior produtor de etanol de milho do país, MT deve ter 5 novas usinas até 2021


Mato Grosso deve ter 11 usinas de etanol de milho até 2021. Atualmente, são seis usinas operando e a instalação de mais cinco estão previstas para os próximos dois anos. A produção do biocombustível começou em 2012 e era produzido somente na entressafra de outros grãos. Com novos investimentos, em 2017 iniciou a primeira usina com operação específica de etanol de milho.

Segundo a União Nacional de Etanol de Milho (Unem), existem duas usinas em fase final de construção que devem entrar em operação no final do próximo ano, em Sorriso e Campo Novo do Parecis.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Há previsão de pelo menos mais três usinas que devem ser construídas e finalizadas em 2021, uma em Nova Marilândia e duas em Nova Mutum, a 261 km e a 269 km de Cuiabá, respectivamente.

Houve aumento de aproximadamente 66% na produção de etanol de milho de 2018 para 2019 no estado. Neste ano, a previsão da produção de etanol de milho em MT é de 1,1 bilhão de litros do combustível. No Brasil a produção fica em torno de 1,4 bilhão de litros produzidos só de etanol de milho.


-Continua depois da publicidade ©-

A estimativa é que a produção deve continuar em escala crescente para 2020. A expectativa da Unem é de que o estado chegue a produzir cerca de 2 bilhões de litros de etanol de milho para o próximo ano.