Governo vai instalar mil radares em rodovias federais

Anúncio foi feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

0

O governo fechou acordo com o Ministério Público Federal para a instalação de mil radares em rodovias não concedidas à iniciativa privada. “Isso seria o mínimo necessário para manter a segurança”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta segunda-feira (15).

Segundo ele, os radares escondidos não serão mais permitidos pelo governo. “Eles serão sinalizados. O usuário não será surpreendido e colocados onde efetivamente são necessários”, garantiu. A avaliação do local de instalação, de acordo com o ministro, será técnica. Por exemplo, em áreas como transição da área rural para a área urbana, nas proximidades de locais como escolas e em pontos onde são recorrentes acidentes por excesso de velocidade.

Caminhoneiros: nova tabela de frete deve ser publicada no próximo sábado

O ministro da Infraestrutura informou que uma nova tabela para o valor de fretes será publicada no próximo dia 20. “Procurou-se estabelecer o que é um valor justo de frete de cada um dos tipos de carga, de equipamento e das distâncias percorridas. A tabela foi trabalhada com todas as partes e a gente conseguiu construir um consenso”, afirmou.

O governo está estimulando os caminhoneiros a criarem cooperativas. “É interessante porque tem os benefícios tributários e de compras coletivas. Os caminhoneiros estão sendo estimulados a se organizarem em cooperativas e já tivemos uma série de cooperativas organizadas”, disse Tarcísio de Freitas.