Prefeito de Lucas do Rio Verde participa de audiência com ministro de Infraestrutura

O encontro para tratar sobre ferrovia foi realizado em Água Boa

0
(Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, participou na última sexta-feira (14) de uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e das rodovias federais e estaduais.

Participaram do encontro, realizado no município de Água Boa, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, o governador Mauro Mendes e uma comitiva do Governo do Estado, representantes da Valec e do DNIT, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas, empresariais e do agronegócio de Mato Grosso.

-- --

De acordo o ministro, o edital da ferrovia, que num primeiro momento vai integrar a Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO) a Água Boa, será lançado ainda em 2019. “É uma alegria estar próximo dos gestores em uma região com agronegócio pujante anunciando um investimento tão importante, que é a Ferrovia de Integração do Centro-oeste. Estamos terminando os preparativos para que ela seja encaminhada ao TCU e a expectativa é assinar o contrato esse ano, aí nós vamos vir com a licença de instalação e o projeto executivo de engenharia pra que ano que vem a gente inicie as obras da FICO.”

Conforme Freitas, as obras do primeiro trecho devem ser iniciadas em 2020, com estimativa de três anos para conclusão dos trabalhos. Serão 383 quilômetros de Campinorte (GO), onde se liga com a Ferrovia Norte-Sul, até o município de Água Boa. O segundo trecho prevê a construção de 518 quilômetros de Água Boa até Lucas do Rio Verde e depois um trecho de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO). O projeto total da FICO prevê a construção de 1.641 quilômetros de trilhos.


-Continua depois da publicidade ©-
(Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla)

“A audiência me deixou muito entusiasmado. A FICO finalmente vai chegar no Mato Grosso e não deve demorar muito até chegar em Lucas do Rio Verde. Tive a oportunidade de conhecer o ministro Tarcísio em 2017 e o meu feeling me disse ‘você está diante de um grande brasileiro’ e aí virou ministro agora e acreditamos muito que ele é realmente o escolhido pra fazer a infraestrutura que o Brasil precisa. Em Água Boa, na audiência pública, tivemos a confirmação que a FICO vai iniciar com certeza no início do ano que vem até Água Boa e então para Lucas do Rio Verde. O ministro Tarcísio confirmou o interesse do Governo Federal em dar uma resposta enérgica aos problemas que nosso estado vive no escoamento de tudo o que é produzido aqui”, destacou o prefeito Luiz Binotti.