Nova Mutum irá adquirir veículo e equipamentos para fortalecimento da agricultura familiar

0

Com o intuito de fortalecer as políticas da Agricultura Familiar em Nova Mutum, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está adquirindo um veículo com baú refrigerado, tanques de pasteurização para processamento do leite e embaladoras à vácuo. Os equipamentos serão adquiridos através de um convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), valor total do investimento será de R$ 247.004,58.

Essa ação vai refletir de maneira positiva no processo da agroindustrialização de pequeno porte dos produtos de origem animal e vegetal, visando melhorar a qualidade sanitária dos alimentos e as condições de transporte.


Continua depois da publicidade

De acordo com equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o processo de pasteurização consiste no aquecimento e no resfriamento dos alimentos para eliminar os microorganismos patogênicos que estiverem presentes, evitando assim a contaminação do leite e seus subprodutos como: queijo, requeijão, iogurte e bebidas láctea. Este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um maior período.

Segundo o gestor da Sama, Renato Kremer, uma das principais prioridades é incentivar a agricultura familiar. “Com a aquisição desses equipamentos, as agroindústrias fornecerão produtos de melhor qualidade, beneficiando os alunos da rede pública e toda população mutuense. Já com a aquisição do caminhãozinho com baú refrigerado, os custos dos produtores durante as entregas na merenda escolar serão reduzidos, pois não precisarão entregar de escola em escola”.

-Continua depois da publicidade ©-

O Projeto tramita desde abril de 2018 e a licitação do veículo e dos equipamentos já está em andamento irá incentivar produtores rurais serão incentivados a produzir e processar alimentos de qualidade, agregando valor em seus produtos.





-Patrocinador-