Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta pesquisas da agricultura familiar no Show Safra BR 163

Com uma área de aproximadamente um hectare, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantém um campo experimental

0

Tecnologias, informação e pesquisas, tudo isso em um só lugar, no Show Safra BR 163. E a Prefeitura de Lucas do Rio Verde também está presente levando conhecimento para o agricultor familiar.

Com uma área de aproximadamente um hectare, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mantém um campo experimental na Fundação Rio Verde, com o apoio do IFMT, Faculdade La Salle e Empaer. Neste ano, mais uma vez o campo experimental está repleto de pesquisas e testes para o pequeno produtor conhecer mais variedades a alternativas de produção.

O campo conta com cinco variedades de manga, uma de acerola, duas de pitaya: roxa e branca, berinjela, quatro variedades de tomate, três variedades de pepino, 20 variedades de mandioca, quatro variedades de flores helicônia, duas variedades de batata doce, três variedades de feijão, quatro variedades de alface, três variedades de pimenta, seis variedades de capim para forragem, trigo mourisco, braquiária, maracujá, couve folha, duas variedades de mamão, abacaxi e oito variedades de cana de açúcar.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, é muito importante que os pequenos produtores e demais pessoas interessadas conheçam os experimentos. “Esta área foi preparada com muita dedicação pela nossa equipe e queremos que o agricultor familiar conheça. É muito importante manter este trabalho de pesquisa para fomentar a produção do município e fortalecer ainda mais a agricultura familiar. Este é o objetivo da Gestão Luiz Binotti, possibilitar ferramentas e meios para melhorara produtividade do pequeno agricultor”.

Além da área de hortifrúti, também está em exposição ovinos, com produtores de Barra do Garças, Tangará da Serra e Campo Verde, e bovinos vindos da Comunidade São Cristóvão.

Para sanar dúvidas e levar mais informação para o pequeno produtor, também será realizada a 6ª edição do Fórum Regional da Agricultura Familiar. Organizado pela prefeitura, o evento acontece no dia 29 de março, no auditório da Fundação Rio Verde.



O fórum tem o objetivo de debater problemas que os agricultores familiares enfrentam no dia a dia, por meio de palestras informativas.

Confira a programação do 6º Fórum Regional da Agricultura Familiar

7h30 – Coffee Break

8h – Abertura

9h – Palestra com o doutor em Nutrição Animal pela UFLA-MG – Nilson Nunes Morais Junior

10h – Palestra com o consultor em Produção e Nutrição de Plantas – William Fardin

11h – Encerramento e sorteio de brindes