Mourão e ministra da Agricultura devem participar do encerramento da colheita de soja em Sorriso

Evento está previsto para o próximo dia 15, em Sorriso. Município mato-grossense tem a maior produção de soja do Brasil.

0

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, deve participar do encerramento da colheita de soja na safra 2018/2019, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, no próximo dia 15.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; oficiais da Forças Armadas, secretários de Estado, senadores e deputados federais e estaduais também devem participar do evento.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do estado, Mourão também irá abrir, simbolicamente, o plantio de milho safrinha de 2019.

Além da vinda do vice-presidente, também é esperado o anúncio de investimentos em unidades fabris, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o agronegócio do estado, por empresas com capital 100% brasileiro.

Megaprodução

Mato Grosso produziu mais de 30 milhões de toneladas de soja, o que representa 26,59% da produção nacional.

Sorriso foi o município com maior produção de soja do Brasil em 2017, com 2,15 milhões de toneladas (1,88% de toda a produção nacional e 7,07% da produção mato-grossense), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em agosto de 2018.



Cadastramento

Os produtores de soja têm até o dia 15 de fevereiro para cadastrar as propriedades no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Até quarta-feira (6), já tinham sido cadastradas 7.026 propriedades, totalizando área de plantio de soja de 6,1 hectares. Na safra 2016/2017, o número de cadastros chegou a 12.290 propriedades, com uma área de 8,2 milhões/ha com produção da oleaginosa.