Número de mulheres que operam máquinas agrícolas aumenta em Mato Grosso

Fonte: TV Centro América

1 313
Foto: TVCA/ Reprodução

O número de mulheres trabalhando com máquinas agrícolas aumentou em Mato Grosso., de acordo com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). No entanto, ainda representa menos de 10% na função.

Treze mulheres foram selecionadas para fazer um curso para operar máquinas agrícolas em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, para aumentar a capacitação e oferecer oportunidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é o quarto maior produtor de Mato Grosso.

Uma das integrantes do grupo Irene Guimarães contou que os cursos oferecidos para fazer treinamentos em máquinas agrícolas, são disponibilizados apenas para os homens.

[Continua depois da Publicidade]

“É a minha chance, ainda mais quando eu soube que era apenas para as mulheres, porque geralmente tem apenas para os homens”, disse.

A capacitação durou cinco dias com aulas teóricas e práticas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), segundo o instrutor Hélio Lima Queiroz.

“Elas tem que ter o conhecimento do funcionamento do trator, e dos recursos que esses tratores fornecem, para elas poderem utilizar durante o trabalho”, contou.

Uma empresa decidiu promover o curso em que o objetivo é ter metade dos funcionários mulheres, em todos os setores da empresa, em até dois anos, segundo o coordenador de Recursos Humanos Vanderlino Vieira.

Após o curso técnico, quatro mulheres foram contratadas pela empresa.

“Hoje nós temos mulheres na pecuária, nas lavouras e no administrativo e a nossa tendência é aumentar a diversidade do grupo”, afirmou.