Fórum do Idoso promove alternativas para casa segura e prevenção de quedas em ambientes domiciliares

Fórum do Idoso promove alternativas para casa segura e prevenção de quedas em ambientes domiciliares

0

Promover o debate para desenvolver um programa estadual educativo de prevenção de quedas acidentais, garantindo ambientes seguros e apropriados, são os objetivos do primeiro Fórum do Idoso, que será realizado hoje (10.11), a partir das 8h, no auditório da Fecomércio. O evento é gratuito e terá palestras com especialistas no assunto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das maiores causas de acidentes e fraturas de idosos no Brasil são as quedas. Desse total, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos já sofreram algum tipo de queda ou acidente causado por escorregões e tropeços.


Na busca de alternativas para reduzir esses índices, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional de Mato Grosso (SBOT-MT), em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e demais parceiros, inicia o projeto Casa Segura que prevê, além de outras ações, a elaboração de uma cartilha com planos para uma melhor segurança dos idosos, em um ambiente residencial, e também em casas de repousos.

“Este é um trabalho social, de extrema importância, que conta com o apoio da Sinfra. Nossos profissionais estão empenhados em ajudar na construção de ambientes seguros para idosos, com padrões de mobilidade adequados e eliminação de riscos de acidentes nos lares”, frisou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

As inscrições são online e poderão ser feitas clicando aqui. Confira abaixo a programação.

  Índios plantam e vendem soja há 15 anos em MT com mão de obra própria e capacitada e recebem elogio do presidente da Funai

8h – Apresentação do Coral da Melhor Idade Mestre Albertino, com regência de  Luciene Morais.
8h20 – Abertura

8h30 – Palestra: Fenômeno do envelhecimento populacional e suas implicações: quedas como uma síndrome geriátrica, com o vice-presidente SBOT/MT, Danilo Yábar Bambáren.

8h55 – Palestra: Visão ortopédica: quedas na terceira idade, com o presidente da SBOT/MT, Márcio Augusto Ramos Mendes e Renam Urt Bumlai, vice-presidente da SBOT/MT.

9h30 – Palestra: Estatísticas de quedas e planejamento de intervenção arquitetônica, com o arquiteto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), André Nóbrega.

9h50 – Debate sobre o projeto de Lei Estadual n.198/2018 que cria o programa educativo e de prevenção de quedas acidentais, com a advogada e vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo da  OAB/MT, Samara Brant Ferreira e Mônica Camolezi dos Santos Melo, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

10h45 – Palestra: Formas alternativas de moradia na velhice, com a Arquiteta e Urbanista (CAU/SP), Flávia Ranieri.

11h – Apresentação da 1ª Cartilha do Fórum do Idoso de Mato Grosso e vídeo interativo com comentário e mediação da engenheira civil e conselheira do CREA/MT, Marciane Prevedello Curvo, do engenheiro agrônomo, conselheiro e coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA/MT, Marcelo Capellotto e os arquitetos e urbanistas da CAU/MT, Enize Carvalho e José da Costa Marques.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui