Vagas pelo SUS reduzem em MT em relação ao número de habitantes e são 2 leitos para cada mil pessoas

0
Foto: Davi Valle/Secom-Cuiabá

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta uma redução na quantidade de leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso. Atualmente, o estado tem 7,185 mil leitos sendo 2,15 leitos a cada mil habitantes.

Nos últimos 10 anos, a população de Mato Grosso aumentou e a quantidade de leitos é quase a mesma, sendo insuficiente para atender a demanda. O levantamento somou a quantidade de vagas do SUS com a dos hospitais particulares.


Em 2008, o estado tinha 6,910 mil leitos disponíveis, uma média de 2,34 leitos por cada mil habitantes. Neste ano, a quantidade de leitos aumentou para 7,185 mil, sendo 2,15 leitos para cada mil habitantes.

O número de leitos disponíveis pelo SUS aumentou de 1,058 mil para 1,395 mil, neste ano. Um aumento de 31,85%, em relação a 2008.

O Ministério da Saúde justificou que a redução de leitos segue uma tendência mundial e os avanços tecnológicos possibilitaram que tratamentos que antes exigiam internação passaram a ser realizados nos consultórios ou em casa, com investimentos na atenção básica de saúde.





| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui