Reforma de enfermaria proporciona melhor ambiente a profissionais e reeducandos

0
A enfermaria da Penitenciária Central do Estado (PCE), localizada em Cuiabá, foi totalmente reformada e entregue na quinta-feira (02.08). O espaço conta agora com dois consultórios médicos ampliados, quatro banheiros, local para depósito de resíduos de saúde e paisagismo, além das salas de atendimento já existentes.
Além de proporcionar comodidade aos profissionais que atuam no ambulatório, a reforma também oferecerá melhores condições de atendimento aos reeducandos.
Enfermeiro há cinco anos na penitenciária, Enderson Ferreira lembra que antes o espaço era apertado, sem muita comodidade para realizar os atendimentos e também para acomodar os profissionais. “A reforma proporcionou um ambiente de mais qualidade para nossa equipe e também aos reeducandos”.
A equipe de saúde da maior unidade prisional do estado tem cinco médicos, dois dentistas, 11 técnicos de enfermagem, três enfermeiros e três auxiliares de saúde bucal, além de psicólogo. Mensalmente, a equipe realiza em média 500 atendimentos e a enfermaria tem estrutura ambulatorial e realiza a coleta dos principais exames, como de sangue e de escarro.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, reforçou o empenho da administração penitenciária em trabalhar por uma gestão das unidades penais focada na ressocialização, e, consequentemente, na humanização, para que as pessoas privadas de liberdade possam, de fato, ter oportunidades para a ressocialização.
Conforme o diretor Revétrio Costa, as obras foram realizadas por 20 reeducandos. Eles trabalharam de segunda a sexta-feira, e o resultado é revertido em remição da pena, conforme prevê a LEP que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida.
O juiz da Vara de Execução Penal de Cuiabá, Geraldo Fidélis, parabenizou o trabalho da direção e lembrou que um espaço digno favorece um trabalho de mais qualidade para todos os envolvidos no dia a dia de uma unidade penal.
A reforma foi feita com recursos advindos da administração da cantina da unidade prisional, que comercializa produtos permitidos aos reeducandos conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP).
Participaram também da entrega da reforma do espaço de saúde servidores da unidade e da Penitenciária Ana Maria do Couto, representantes do Conselho da Comunidade de Cuiabá e de Várzea Grande, presidente da Associação dos Servidores da PCE, Matheus Noronha; superintendente penitenciário, Gilberto Carvalho, e o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.
  Atuação da PGE nas Secretarias evita falhas em processos de aquisições e contratos




| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui