Sinop terá nova sede da Sema, e será a primeira regional a ter abrigo para animais silvestres

0

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) terá nova sede em Sinop (480 km ao Norte de Cuiabá).  Seguindo parâmetros da gestão moderna, sustentabilidade e acessibilidade universal, a construção foi lançada nesta quinta-feira (05). A futura unidade irá atender 19 municípios do Médio Norte de Mato Grosso, abrangendo uma área de aproximadamente 125 mil quilômetros quadrados.
Em um espaço de 502 metros quadrados, a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop (DUDSINOP) terá como diferencial a disposição das equipes em uma sala única, privilegiando a troca de experiências entre os servidores, além da permeabilidade visual e integração com a paisagem. “O projeto reflete os princípios de uma administração pública moderna pautada em princípios como a transparência, proximidade com o cidadão e sustentabilidade”, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.
A unidade será a primeira regional da secretaria a possuir abrigo para os animais silvestres que forem recebidos ou apreendidos. As três salas foram projetadas seguindo orientações dos médicos veterinários da Sema. Dessa forma, os espaços serão telados para manter a iluminação natural e evitar estresse aos animais e terão sistema de gaiola para entrada de pessoas, impedindo a fuga de animais.
O projeto também priorizou materiais e soluções arquitetônicas que gerem pouca manutenção, reduzindo os custos a médio e longo prazo. A maximização do uso de luz natural e o conforto térmico também estão previstos na obra que deve ser entregue ainda este ano. Além da sala única de trabalho e do abrigo para animais silvestres, o espaço terá sala da diretoria, sala de reunião, estacionamento para visitantes e recepção.
Tanto o projeto arquitetônico, quanto a construção, que tem um orçamento previsto de R$ 2 milhões, serão custeados com recursos de compensação ambiental da Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica de Sinop. O projeto foi desenvolvido pela Rother Arquitetura e todo o processo é supervisionado pela equipe técnica da Superintendência de Atendimento, Desconcentração e Descentralização (SUADD) da Sema.

  Arquivo Público Estadual mantém viva história de Mato Grosso




| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui