Inteligência Artificial: Como a tecnologia ajuda na projeção de artistas?

A IA ajuda a mapear informações para desenvolver melhores campanhas para os artistas, ajudando na projeção da sua carreira, afirma o CEO da LUJO NETWORK, Jeff Nuno

Fonte: MF Press Global

Design sem nome 4

Faz pouco tempo que a Inteligência Artificial deixou de ser apenas ficção para fazer parte do dia a dia de milhões de pessoas, mas essa tecnologia vai muito além do entretenimento, ela também pode ser uma importante ferramenta para artistas, por exemplo, ajudando na sua projeção do mercado musical, como explica Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK, empresa de distribuição digital, tendo trabalhado com nomes como Deavele Santos, MC Pipokinha, DJ Bruninho PZS, DJ Dudah e muitos outros.

A IA tem sido um grande auxílio no desenvolvimento de estratégias de marketing, de projeção e de distribuição dos artistas de forma mais eficaz.  Ela não faz todo o trabalho, claro, é necessário um “know how” de especialistas para criar uma boa base de conhecimento prático para a ferramenta, mas ela, sem dúvidas, acelera e assertifica muito o processo”, afirma.

Como a IA ajuda a aumentar a projeção de um artista?

De acordo com Jeff Nuno, a IA ajuda a analisar dados, realizar projeções e alcance de resultados de forma mais prática e eficaz.

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A presença da I.A é utilizada como auxílio, referência… É um livro que podemos pesquisar e termos para consulta infinitos dados já mapeados, como parâmetros de mercado, artistas, gravadoras, etc., ajudando a criar estratégias mais segmentadas, realizar projeções, cruzar dados, analisar resultados, entre outros”.

Hoje as I.A’s são ferramentas facilitadoras para aqueles que já entendem os movimentos do mercado e adaptam a utilização dela para seguir as diretrizes, a ferramenta não faz tudo sozinha, é preciso uma equipe especializada para extrair o melhor que ela pode oferecer”, explica.

A IA tira o fator humano da música?

O uso de Inteligência Artificial, já estabelecido na LUJO NETWORK, explica Jeff Nuno, não desumaniza a música, como feito por algumas pessoas, mas sim, como um potencializador da arte.

A disseminação da Inteligência Artificial na criação de conteúdo multimídia aumenta a demanda, mas se não for bem usada pode reduzir a originalidade artística. Mas no caso da LUJO NETWORK, por exemplo, a I.A é uma ferramenta de auxílio apenas para estudo e consulta, nosso foco sempre será humanizar o tratamento desse mercado que vem a cada dia se tornando mais digital, mais volátil, mais rápido”, afirma Jeff Nuno.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.