Especialista explica sistema de Inteligência Artificial que deve passar a ser usado no SUS

De acordo com o programador Bendev Junior o movimento é esperado e que em breve a IA irá ser integrada em diversos outros sistemas do nosso dia a dia

Fonte:

103073553 enfermeira segura tablet enquanto medico atende paciente atras inteligencia artificial

103073553 enfermeira segura tablet enquanto medico atende paciente atras inteligencia artificial

O Ministério da Saúde está planejando uma série de avanços tecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população, uma das principais iniciativas em desenvolvimento é a incorporação da inteligência artificial (IA) nos serviços de atendimento ao público.

Essa proposta faz parte do programa chamado “SUS Digital”, que ainda está em fase de estudos, o objetivo principal do Ministério é utilizar o SUS Digital para otimizar os diagnósticos, agilizar o atendimento na saúde pública e promover uma maior inclusão de todos os cidadãos, essas medidas devem revolucionar o setor e melhorar significativamente a experiência dos usuários do SUS.

Segundo o programador Bendev Junior, a implantação de Inteligência Artificial em sistemas cotidianos é esperado e deve ser ampliada nos próximos anos.

[Continua depois da Publicidade]

O uso da Inteligência Artificial para o atendimento ao público é uma combinação quase perfeita que gera ganho de tempo, otimiza processos, reduz filas e contribui para o dinamismo, a IA, diferente dos tradicionais chatbots, ‘aprende’ com o tempo e pode ser bem mais ágil e personalizada”.

Esse tipo de utilização deve ser cada vez mais amplo em atividades cotidianas, com o tempo a IA será usada de uma forma tão comum que sequer nos daremos conta, assim como o pix hoje é tão comum” Afirma Bendev Junior.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.