Especialista dá 5 dicas para saber se seu filho tem potencial para ser jogador de futebol

Fonte:

pleasure 3708964 1280

pleasure 3708964 1280

O Brasil não é considerado “o país do futebol” à toa, muitos sonham em se tornar jogadores profissionais desde criança e buscam sempre desenvolver suas habilidades, mas como se sabe se alguém realmente tem potencial para ingressar na carreira do esporte?

Emerson Zulu, um dos maiores empresários do futebol do país e dono da Strategic Sports, explica alguns critérios que podem ser analisados para identificar novos jogadores com potencial para o futebol.

1. Paixão pelo esporte:

[Continua depois da Publicidade]

O ponto principal para um jogador se destacar é o amor pelo futebol, é preciso amar o que faz para dar tudo de si nos campos, ter garra, força e determinação” Explica Emerson Zulu.

2. Habilidades técnicas:

Observe as habilidades técnicas do seu filho, como controle da bola, passe, chute e domínio. Um jogador talentoso geralmente demonstra um bom domínio dessas habilidades desde cedo, mas que com o acompanhamento certo podem ser aperfeiçoadas”.

3. Coordenação motora e agilidade:

Um jogador de futebol precisa ter boa coordenação motora, agilidade e capacidade de se movimentar com rapidez, ter um bom desempenho físico, lidar bem com o cansaço e agir rápido”.

4. Mentalidade:

Futebol não é só feito de habilidades físicas, é preciso ter controle mental, habilidades como paciência, uma visão clara do jogo, companheirismo, entender que o time é uma equipe, inteligência emocional para evitar que suas emoções afetem demais seus resultados, tudo isso contribui para um jogador de sucesso”.

5. Feedback de profissionais:

Busque sempre a orientação de treinadores e profissionais do esporte, eles podem avaliar as habilidades do seu filho de forma mais objetiva e fornecer feedbacks construtivos sobre o potencial dele no esporte”.

BÔNUS – Propósito: “Ninguém se torna um jogador de sucesso apenas por casualidade, é preciso querer, ter uma motivação a mais, um propósito, por que quer ser um jogador? Para dar boas condições à sua família? Mudar a sua realidade? Alcançar seus objetivos de vida? Isso é fundamental para o atleta ter resiliência e persistência na carreira” Conclui Emerson Zulu.

[Continua depois da Publicidade]
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.