Como funciona a cirurgia com células tronco? Especialista pioneiro no procedimento explica

Fonte: MF Press Global

image 54

A evolução tecnológica permitiu o uso de procedimentos muito mais avançados para o tratamento de doenças já conhecidas, trazendo melhores resultados e até mesmo, em alguns casos, revertendo lesões.

Uma das maiores inovações, quando se fala em procedimentos voltados a lesões osteomusculares, são, sem dúvidas, as células tronco. Elas permitem estimular a regeneração celular de lesões e proporcionar uma melhor recuperação ao paciente.

O que são células tronco?

As células-tronco são células especiais do corpo humano capazes de se transformar em diversos tipos de outras células. Elas têm a capacidade única de se autorrenovar e diferenciar em vários tecidos e órgãos.

[Continua depois da Publicidade]

As células-tronco têm um grande potencial terapêutico, sendo estudadas para o tratamento de diversas doenças e lesões, além de desempenhar um papel fundamental na pesquisa médica e regeneração de tecidos danificados.

Como são realizadas cirurgias com células tronco?

De acordo com o ortopedista e especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, pioneiro em procedimentos com células tronco no Brasil, o tratamento com células tronco foca na regeneração do tecido lesionado.

A terapia celular utiliza a capacidade das células tronco de substituir as células danificadas afetadas por patologias para estimular a regeneração de tecidos lesados, como cartilagem e músculos, ou reduzir a inflamação em tecidos doentes, como tendinites e bursites, evitando procedimentos cirúrgicos invasivos, que podem causar uma recuperação prolongada e afetar a qualidade de vida de pacientes”.

Existem diversos tipos de abordagens cirúrgicas com células tronco, mas em geral, elas envolvem a captação de células tronco do próprio paciente, que pode ser retirada da medula óssea ou microfragmentação da gordura, depois de isoladas elas são aplicadas na região da lesão para estimular a regeneração”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.