O que torna a vida de solteiro atraente: vantagens de ser ‘solteiro’

Aproveite para se conhecer e se permitir sentir e ser você mesmo, ir atrás do que realmente quer e viver a vida com mais intensidade

Fonte: ABC

solteiro

Mais e mais pessoas preferem ser solteiras em vez de ter um parceiro. Aspetos como ter todo o tempo do mundo para si, bem como poder focar-se nos seus objetivos sem que ninguém o distraia são algumas das vantagens mais apreciadas.

Num artigo publicado este ano na revista ‘Evolutionary Psychological Science’, Menelao Apostolou e Cristoforos Christoforou interrogaram-se sobre as vantagens de ser solteiro e porque é que esta forma de vida é tão atraente.

“Mais tempo para mim”, “foco nos meus objetivos” e “ninguém dita minhas ações” foram os benefícios mais destacados pelos participantes do estudo. Por sua vez, os homens acharam a “liberdade de flertar” mais importante do que as mulheres, enquanto as mulheres consideraram mais importante poder focar em seus objetivos e não ter tensões ou brigas.

Além disso, esse fato de poder focar nos próprios objetivos também é mais valorizado pelos jovens do que pelos mais velhos.

[Continua depois da Publicidade]

Lidando com as tardes de domingo, o silêncio das noites sem ligações, jantares em grupo onde você é a única pessoa sem parceiro, dias de cinema solo e “desculpe, estou me encontrando” de alguns amigos podem ser vistos de outra forma se, como propõe Congost, vivemos com mais consciência e presença.

“Aproveite para se conhecer e se permitir sentir e ser você mesmo, ir atrás do que realmente quer e viver a vida com mais intensidade”, aconselha. A psicóloga, especialista em autoestima, dependência emocional e conflitos conjugais, destaca que quando você está sozinho, suas decisões dependem apenas de você, e isso lhe dá uma liberdade que pode agregar muito valor. «Estando em casal abdicamos de muitas coisas para nos adaptarmos. Na verdade, na vida estamos constantemente escolhendo e desistindo”, acrescenta.

Anuptafobia

Apesar de todas essas vantagens, existem pessoas que têm medo da solidão. E quando falamos de estar sozinhos, queremos dizer o sentido literal da palavra: ter medo de não estar em companhia constante, eles têm baixa auto-estima e forte insegurança . Isso inevitavelmente leva muitos a procurar um parceiro quando o relacionamento anterior não funcionou para eles, porque a companhia de amigos e familiares fica aquém.

Quem sofre de anuptafobia , como é conhecido esse medo irracional, associa a solidão a emoções muito negativas como tristeza, rejeição, abandono ou melancolia, e sente um grande vazio emocional que não consegue enfrentar e, consequentemente, não sabe. Quero ficar sozinho.

“Ter uma pessoa ao seu lado é muito bom, mas essas pessoas chegam a um ponto extremo, ou seja, vira fobia e elas são capazes de se apegar a qualquer tipo de relacionamento desde que não sejam solteiras”, alerta a psicóloga .Lara Ferreiro. «Eu sempre digo que ter um parceiro é uma das experiências mais bonitas que o ser humano pode ter, mas, no final das contas, ficar viciado em relacionamentos amorosos por medo de ficar solteiro pode ser muito tóxico para si mesmo».

Para perder o medo de ser solteiro , primeiro é necessário descobrir os motivos desse medo, pois eles são a base para começar a trabalhar. O normal é que a origem esteja na baixa autoestima, insegurança, medo da solidão, crenças limitantes, condicionamento social e dependência emocional, mas pode haver outras menos óbvias.

Uma vez que esses motivos sejam conscientizados, a pessoa deve receber ferramentas para obter a força emocional necessária para enfrentar esse medo e superá-lo.

VEJA TAMBÉM 7 sinais de falta de inteligência emocional

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.