6 sinais que indicam que é hora de mudar de emprego

Fonte: Redação Portal CenárioMT

reuniao
por Pixabay

Você percebe que nos últimos meses a motivação para o seu trabalho diminuiu e que a sua posição atual não representa mais nenhum desafio para você? Sente que a empresa em que você cresceu ficou pequena ou que está avançando em uma direção profissional diferente da que deseja para a sua carreira?

Leia mais: Amor, amizade e trabalho: com quais signos do Zodíaco Capricórnio é menos compatível

Pode até ser que, apesar de ter tido um bom desenvolvimento na sua empresa e desfrutado profissional e pessoalmente desta fase, esteja agora frequentemente a pensar na possibilidade de uma mudança.

É evidente que os interesses e metas profissionais mudam e evoluem constantemente, mas como distinguir entre humor ou motivação transitórios, e sinais claros de necessidade de mudança?

[Continua depois da Publicidade]

Chegou sua hora de mudar de emprego? confira os sinais

A seguir, apresentamos alguns dos principais sinais que confirmarão suas suspeitas e indicarão que chegou a hora de considerar seriamente um salto para um novo projeto profissional.

1. Muitas vezes você se sente cansado e estressado

Você se arrasta todas as manhãs para a sua empresa e lhe falta o empurrão que antes tinha? Você dorme menos e percebe que seu humor piora cada vez que pensa no seu trabalho?

Qualquer um desses sinais pode ser perfeitamente um sintoma de um aumento nos níveis de estresse profissional, um sistema de alerta corporal que lhe diz que as coisas provavelmente não são como deveriam ser.

O stress pode afectar tanto o seu humor como o seu sistema imunitário, tornando-o mais suscetível a constipações e humores baixos, prejudicando notavelmente o seu desempenho no trabalho. Mesmo que não seja controlado, problemas de saúde mais sérios também podem se desenvolver a médio e longo prazo.

Se você tem a sensação de que seu corpo está tentando dizer algo a você, você deve tirar um momento para tentar entender a mensagem.

2. Você não acredita na empresa como costumava fazer

Quando você começou, sua posição parecia cheia de possibilidades e você se sentiu muito orgulhoso de se identificar com a cultura da empresa. No entanto, recentemente você notou que sua percepção da empresa não é mais o que era, e que a confiança no projeto e nos valores da empresa diminuiu.

Talvez a sua organização tenha tomado algumas decisões que não se encaixam na sua visão, ou talvez tenha havido uma reorganização que o afastou da trajetória profissional que você inicialmente tinha planejado.

A falta de valores compartilhados, alinhamento profissional, identificação com a marca ou perda de confiança são poderosos fatores desmotivadores dificilmente recondutíveis. Se você se vê refletido neles, talvez seja hora de começar um novo desafio em uma nova empresa em que você possa acreditar.

3. Você olha muito para o relógio

Você costumava acordar de manhã animado com o que poderia alcançar durante o dia e até estava disposto a assumir continuamente desafios adicionais; agora, você está contando as horas para poder se desconectar. Sente-se tentado pela lei do mínimo esforço, em vez de procurar em cada tarefa a oportunidade de dar mais, aprender ou melhorar o estabelecido?

Qualquer profissional merece trabalhar numa posição que o ilude e que o mantenha com vontade de fazer a diferença. No entanto, o seu trabalho pode não dar mais e a sua empresa já não tem um desenvolvimento claro e adequado para lhe oferecer. Se isto for cumprido, pode ser hora de avançar para um novo projecto que reaviva a sua ilusão profissional.

[Continua depois da Publicidade]

4. Suas habilidades não correspondem aos seus interesses pessoais

Há pessoas que são contratadas para realizar tarefas em que são realmente boas, mas que não necessariamente gostam de fazer e, portanto, acabam fazendo de sua virtude sua condenação.

Talvez você seja um deles e apesar de se ter tornado um especialista em vendas de software, com números espetaculares, você preferiria estar em marketing. Você pode ser um ás com o Excel, mas você realmente queria estar cara a cara com um cliente em vez de estar sentado em frente à tela.

Embora nem sempre seja fácil conseguir isso, é natural querer alinhar seus interesses pessoais com sua atividade profissional, e quanto mais tarde, mais difícil será mudar à medida que você se especializa em uma área com a qual você não se sente identificado.

Como disse Steve Jobs, “a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz”. Se ainda não o encontrou, continue a procurar. Não se contente. Então agora pode ser o momento de aproveitar a oportunidade enquanto você pode, e ver o que você pode alcançar se tentar.

5. Você se sente invisível

Você sente que suas opiniões e contribuições não são reconhecidas? A sua promoção não chega apesar do seu esforço constante e nunca lhe são atribuídos os projectos mais importantes? As relações dentro da sua equipe não são tão cordiais ou colaborativas como costumavam ser e sua equipe não trabalha como tal?

Para aqueles que passam uma grande parte do tempo trabalhando em equipe, é altamente importante se sentir um membro valioso do mesmo e que a atmosfera seja amigável, produtiva e encorajadora. Se você já fez o possível para melhorar a dinâmica, mas não se sente nem reconhecido ou parte de uma equipe, então pode ser hora de procurar um novo projeto para fazer a diferença.

6. O seu posto é pequeno para si

Às vezes pode ser difícil aceitar que uma função, por mais que você goste da sua empresa e o quão bem você se dá com seus colegas de trabalho ou responsáveis, não é mais suficiente para você. No entanto, permanecer em um papel por um sentimento de lealdade ou por medo de mudança, pode se tornar uma experiência desmotivadora e levá-lo a impor um freio desnecessário ao seu desenvolvimento profissional.

Não se engane, desenvolveu valiosas habilidades e experiência ao longo da sua carreira e está perfeitamente preparado para novos desafios. Se a sua empresa simplesmente não possui os recursos ou não pode lhe oferecer o projeto certo para lhe permitir continuar a crescer, não hesite em começar a explorar outras opções. Se se trata do seu futuro profissional, antes de qualquer organização, você deve a si mesmo.

Pode te interessar 7 sinais de falta de inteligência emocional

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.