Apple disponibiliza API do Translate para apps do iOS

Fonte: CenárioMT

Apple disponibiliza API do Translate para apps do iOS

Tradutor passa a ser integrado em aplicativos de terceiros com a chegada da nova API.

O aplicativo Apple Translate ganhou destaque na WWDC 2024 com novidades para usuários de iPhone, iPad e Apple Watch (a partir do watchOS 11). Uma das principais adições é a API do Translate, que permite a integração da ferramenta de tradução da Apple em aplicativos de desenvolvedoras terceiras.

Com esse recurso, desenvolvedores não precisam mais depender de plataformas externas para oferecer tradução dentro de seus apps. A API possibilita traduzir textos em diferentes idiomas diretamente na interface do aplicativo, seja individualmente ou em lotes maiores.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Benefício adicional é a utilização de modelos de aprendizado de máquina local, os mesmos usados pelo app Translate. Isso significa que as traduções funcionam offline e os modelos baixados são compartilhados entre o aplicativo principal e qualquer app de terceiros que utilize a API, economizando espaço de armazenamento.

A API do Translate está disponível para dispositivos com iOS 17.4 ou superior. No entanto, o SDK do iOS 18 trará funcionalidades exclusivas, como a exibição dos resultados da tradução em qualquer interface do aplicativo.

O iOS 18 se encontra em fase de beta para desenvolvedores. Uma versão beta pública será disponibilizada no próximo mês, com lançamento oficial previsto para o outono deste ano.

Veja também: Funcionários de gigantes da IA alertam sobre perigos da tecnologia em carta aberta

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator, analista de TI e game designer no tempo livre.