Você sabe tudo sobre a dieta hiperproteica?

Fonte: CENÁRIOMT

Você sabe tudo sobre a dieta hiperproteica?
Você sabe tudo sobre a dieta hiperproteica? FOTO:PIXABAY

Todos sabemos a importância do consumo de proteínas na nossa dieta. Mas o problema, como quase sempre, vem dos excessos. É nestes casos que falamos de uma dieta hiperproteica, que consiste numa dieta baseada num elevado aporte proteico, reduzindo também a contribuição de carboidratos gorduras para o organismo.

“Atualmente, não existe um tipo único de dieta rica em proteínas, mas existem várias opções. Muitos destes podem tornar-se insalubres, por isso é importante que a dieta seja sempre supervisionada por um nutricionista e adaptada à pessoa e às suas necessidades físicas”, diz-nos Lina Robles, nutricionista do Hospital Universitário Sanitas La Zarzuela. qual sua opinião, como profissional, sobre esse tipo de dieta.

“Nestas dietas há efeitos positivos e negativos para a saúde . proteínas vegetais, como leguminosas. Da mesma forma, essas dietas nunca devem excluir outras fontes alimentares como vegetais, frutas ou gorduras de qualidade; estas simplesmente serão ingeridas em menor quantidade que as proteínas”, explica.

Por que a gordura é perdida na dieta hiperproteica?

A verdade é que, como explica o especialista, limitar os carboidratos mantém a insulina em níveis baixos, o que faz com que o corpo produza mais glucagon, o que promove a queima da gordura armazenada. 

[Continua depois da Publicidade]

Ao reduzir o consumo de carboidratos e gorduras, nosso corpo é forçado a usar suas reservas para poder realizar suas funções, o que nos faz perder peso.

Falsos mitos sobre este tipo de dieta

São dietas sobre as quais existem vários mitos, qual seria o mais comum?

  • Uma das mais comuns é que as dietas ricas em proteínas aumentam a gordura corporal , o que é falso, pois o problema não é a proteína, mas a quantidade de calorias que ingerimos ao longo do dia.
  • Existe também um mito de que uma dieta rica em proteínas ajuda a ganhar mais massa muscular , mas nem sempre é assim. A proteína tem um efeito positivo no crescimento muscular apenas quando a pessoa que a consome pratica exercícios físicos intensos.
  • Outro mito sobre esse tipo de dieta é que pode ser perigoso para os rins , mas não há evidências científicas claras sobre isso.

Quais são os possíveis riscos desse tipo de dieta?

Na opinião da nutricionista, os principais riscos de uma dieta hiperproteica não seguida corretamente são:

  • Falta de energia, especialmente no início da dieta.
  • Se os carboidratos são quase completamente eliminados, pode aparecer uma dor de cabeça.
  • Desidratação , aumentando a carga de trabalho renal.
  • A falta de variedade de alimentos pode causar déficit de nutrientes , por isso é preciso entender que consumir mais proteína não significa deixar de comer outros tipos de alimentos, pois todos os grupos são necessários para gozar de uma boa saúde.

Quais são as consequências de seguir este tipo de dieta?

Como mencionamos anteriormente, é necessário levar em conta que a ingestão de proteínas deve ser personalizada e adaptada à situação de cada pessoa, pois essa dieta não afetará uma pessoa sedentária da mesma forma que um atleta. “Embora seja verdade que pode reduzir o peso em pouco tempo, pode implicar deficiências de vitaminas e minerais e desnutrição proteica. Além disso, esse tipo de dieta pode favorecer o aparecimento de transtornos do comportamento alimentar ”, detalha.

Para quem esse tipo de dieta pode ser recomendado?

Por fim, perguntamos ao nutricionista quem poderia se beneficiar desse tipo de dieta. “Como a principal função de uma dieta rica em proteínas é perder peso rapidamente enquanto ganha massa muscular, ela é recomendada para atletas de alto rendimento, pois ajuda a ganhar e manter massa muscular para esportes e para pessoas que precisam perder peso rapidamente . Em ambos os casos, as dietas devem ser sempre supervisionadas por um profissional, porque a dieta não será a mesma para uma pessoa e para outra”, conta-nos, acrescentando que o que deve ser levado em consideração, como quando vamos iniciar qualquer tipo de dieta , é que devemos consultar um profissional para estabelecer orientações e nos ajudar a segui-las sem colocar nossa saúde em risco.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).