Teleconsulta: Especialista fala sobre o consultas online para cirurgias plásticas

Fonte: MF Press Global

image 32

A internet tem feito cada vez mais parte do nosso dia a dia e essa presença tem se expandido para diversas áreas, como a medicina. A telemedicina utiliza a tecnologia para oferecer consultas, diagnósticos, monitoramento e tratamento, ela envolve comunicação entre médicos e pacientes, tornando os cuidados de saúde acessíveis virtualmente.

Esse recurso pode ser especialmente importante para consultas de cirurgias plásticas, uma vez que para esse tipo de procedimento, a análise individual do paciente é fundamental, afirma o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic.

As consultas são essenciais para a realização de cirurgias plásticas, elas permitem ao cirurgião entender as expectativas do paciente, realizar avaliações, discutir opções, riscos e resultados realistas, além de ser importante para definir o preço do procedimento”.

As informações obtidas durante as consultas garantem que o procedimento seja personalizado, levando em consideração a saúde geral do paciente, garantindo segurança e satisfação. Existem casos onde a distância entre paciente e cirurgião é um obstáculo e nesses casos as avaliações online podem ser grandes aliadas”.

[Continua depois da Publicidade]

A avaliação online é tão precisa quanto a presencial?

De acordo com o Dr. Bora Kostic as avaliações remotas permitem um direcionamento tão bom quanto as tradicionais, mas que caso encontros presenciais sejam necessários eles serão solicitados.

As consultas online são mais utilizadas para um primeiro contato entre profissional e paciente, principalmente quando há distância entre eles. Além disso, após a marcação da cirurgia depois de uma teleconsulta, também pode ser necessária uma consulta presencial para acertar mais pontos sobre o tratamento, como flacidez da pele, tamanho do implante, entre outros. A consulta presencial ainda é fundamental e não é substituída pela online, funcionando como um complemento às avaliações tradicionais”.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.