Remédio para sinusite: o que fazer nos dias frios? não passe mais sufoco com as crises

Você sabe o que fazer na época das crises? Não passe sufoco

Fonte: REDAÇÃO

Remédio para sinusite: o que fazer nos dias frios? não passe mais sufoco com as crises
Remédio para sinusite: o que fazer nos dias frios? não passe mais sufoco com as crises - Pexels

Belo Horizonte, 15 de agosto, por Gabriela Scopel – Com certeza você já teve ou conhece alguém que tem a sinusite. A rinossinusite ou, comumente conhecida como sinusite, nada mais é do que uma inflamação da mucosa que fica localizada em nossa face (próximo às maçãs do rosto, olhos e às áreas ao redor do nariz).

Ao contrário do que muitos pensam, a sinusite não é uma doença hereditária. Isso porque, ela se manifesta, na maioria das vezes, com alguns sintomas parecidos com o da gripe: febre, tosse seca, cansaço, dores musculares, perca de apetite e presença de secreção nas áreas nasais.

Portanto, para conhecer mais, saber dos remédios para sinusite e se prevenir contra a doença, confira o post que preparamos!

Remédio para sinusite: o que fazer nos dias frios? Não passe mais sufoco com as crises
Remédio para sinusite: o que fazer nos dias frios? Não passe mais sufoco com as crises-pexels.com

O que é sinusite?

Sinusite, ou também chamada de rinossinusite, é uma inflamação na área da mucosa que se localiza no seio frontal de nossa face. Desse modo, pode ocorrer por meio de alguns fatores alérgicos que tanto conhecemos, por exemplo: poeira, cheiros ativos e fortes ou que podem desencadear a rinopatia alérgica.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, pode também ser provocada pela infecção por alguma bactéria, vírus ou fungos. Assim, essa inflamação pode ser dividida de duas maneiras: a sinusite aguda e a sinusite crônica.

Sinusite aguda e crônica

Sendo assim, para começar, saiba que os sintomas que são desenvolvidos pela sinusite, e que podemos diferenciar se é aguda ou crônica, são: intensas dores na região da face, geralmente mais próximas a região dos olhos, testa e maçãs do rosto. Quando a dor se intensifica, pode chegar a causar até mesmo a obstrução nasal, gerando uma mucosa amarela ou esverdeada, podendo chegar a dificultar até mesmo a respiração.

A diferença, portanto, entre sinusite aguda ou crônica, se dá pela intensidade e duração dos sintomas. Nesse sentido, tudo que citamos persistirem por algumas semanas e depois sumirem, mais provável de ser uma sinusite aguda. Quanto mais tempo os sintomas sentidos durarem, a indicação é de ser uma sinusite crônica. Na dúvida, ou se os sintomas persistirem por muito tempo, procure um otorrinolaringologista o quanto antes.

E nos dias frios, o que fazer ?

Mas por qual motivo a sinusite costuma ficar mais intensa nos dias frios ? A sinusite, assim como algumas outras doenças respiratórias se intensificam nos tempos frios porque são nesses dias e principalmente no inverno, aonde o ar fica mais seco. Juntamente com a poluição do ar que estamos expostos a cada dia e a falta de umidade no ar, as vias aéreas ficam mais ressecadas. Fazendo que assim, a sinusite acabe atacando mais no frio.

Prevenção, recomendações e remédios contra a sinusite

Dessa forma, é importante para o nosso corpo poder diluir as secreções que podem ser ainda mais intensificadas pela gripe (fator que influencia na sinusite). Para quem tem sinusite, principalmente nos dias frios, é fundamental manter-se sempre bem hidratado, bebendo de 2 a 3 litros de água por dia.

Se possível, evitar os ambientes com ar-condicionado, pois pode ressecar ainda mais as vias aéreas. Ademais, manter uma boa alimentação sempre é bom, não é mesmo? Principalmente quando estivermos doentes, a orientação é que possamos ingerir alimentos com bastante nutrientes e ricos em vitamina C.

Por fim, algumas medidas também podem ser adotadas caso os sintomas persistirem, como: inalar soro fisiológico através de nebulização, umidificar o ambiente, aplicar compressas mornas na região da face, inalar vapor de eucalipto, tomar chás e fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico.

Viu só? Em uma breve leitura você conseguirá melhorar a sua saúde em tempos de crise! Não se esqueça de compartilhar com os amigos as informações e deixar que todos se cuidem da forma correta.

Pode te interessar: Quais são os alimentos que ajudam para curar a gripe?

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.