Remédio para cólica menstrual, qual escolher? Veja os melhores métodos

Entenda tudo hoje mesmo e melhore suas dores do jeito correto

Fonte: REDAÇÃO

Veja quais são as melhores opções de remédios para alívio da cólica menstrual. - Canva.
Remédio para cólica menstrual, qual escolher? Veja os melhores métodos. - Canva.

Se você é mulher e sofre com a temida cólica menstrual, sabe bem que o período da menstruação pode ser bastante incômodo. Portanto, é necessário estar atenta aos remédios corretos que podem ajudar a controlar esse problema. Além disso, existem algumas vias caseiras e naturais que você também pode utilizar.

Assim, confira hoje, 31 de agosto, quais são os melhores métodos para acabar com as dores do período menstrual. Nesse sentido, é importante salientar que todos os remédios aqui citados devem ser usados somente sob orientação médica, já que muitos deles podem acarretar em efeitos colaterais, por exemplo.

Leia mais: Sistema reprodutor humano: quais doenças podem acometê-lo? Fique esperto com a sua saúde

Confira os melhores métodos para aliviar a cólica menstrual

Em geral, os remédios indicados para tratamento da cólica menstrual se dividem em três categorias: os anti-inflamatórios, os antiespasmódicos e os analgésicos. Assim, entenda agora a funcionalidade de cada um e verifique, junto a um médico ginecologista, o método mais adequado para o seu quadro.

[Continua depois da Publicidade]
Veja quais são as melhores opções de remédios para alívio da cólica menstrual. - Canva.
Veja quais são as melhores opções de remédios para alívio da cólica menstrual. – Canva.

3 tipos de remédios para alívio das dores menstruais

Anti-inflamatórios

Os remédios anti-inflamatórios atuam inibindo a produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela inflamação que causa a cólica menstrual. Entretanto, eles devem ser tomados pelo mínimo de tempo possível, pois podem causar dores no estômago e náuseas. Assim, alguns destes são: Alivium, Atrofem, Advil, Ponstan, cetoprofeno e aspirina.

Antiespasmódicos

Os antiespasmódicos possuem ação controladora dos músculos, equilibrando e coibindo as contrações do útero. Nesse caso, alguns exemplos de remédios que podem ser utilizados são o Buscopan (simples ou composto), Atrovex, Buscoplex e a escopolamina.

Analgésicos

Os analgésicos também inibem a produção de prostaglandina, interrompendo a dor da cólica menstrual. Todavia, em geral, não podem ser consumidos por pessoas com problemas no fígado ou na medula óssea. Alguns exemplos são: Tylenol (paracetamol) e Novalgina (dipirona).

Opções de tratamentos naturais

Uma boa dica para quem quer diminuir as dores do período menstrual é fazer uso de chás naturais, como o de calêndula e o de gengibre, que possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Além disso, outra opção é esquentar a região do ventre, fazendo uso de compressas ou bolsas de água quente.

Esteja atenta com a cólica menstrual

Caso as dores não cessem com os remédios regulares ou sejam demasiadamente fortes, é necessário consultar um médico ginecologista para avaliar se há algum problema relacionado ao desenvolvimento de endometriose ou outras doenças.

Desse modo, esperamos que, com as nossas dicas, você consiga encontrar o melhor método para alívio da sua cólica menstrual. Assim, obrigada pela leitura e, caso queira conhecer outros temas na área da saúde, acompanhe o nosso blog!

Continue aqui: Quais são os melhores remédios para dores musculares? Não perca as novidades

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.