Quais são os sintomas da tireoide?

Fonte: CENÁRIOMT

Quais são os sintomas da tireoide?
Quais são os sintomas da tireoide? FOTO:PIXABAY

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na frente do pescoço que é responsável pela produção de hormônios que controlam como o corpo usa energia.

Seu trabalho influencia quase todos os órgãos e eles controlam algumas das funções mais importantes, como digestão, respiração e frequência cardíaca.

Devido ao seu papel, o bom funcionamento é essencial, embora, quando deficiente, apareçam os principais sintomas que nos ajudarão a detectar falhas que alterarão a saúde.

Um mau funcionamento dessa glândula é representado pelo hipertireoidismo, que é quando a tireoide produz mais hormônios tireoidianos do que o corpo precisa; hipotireoidismo, que ocorre quando não é produzido hormônio tireoidiano suficiente; câncer de tireoide; ou nódulos (quando aparecem caroços nas glândulas).

[Continua depois da Publicidade]

Consequentemente, alguns tratamentos serão necessários para corrigir esses problemas e podem incluir medicamentos ou cirurgia da tireoide. Além disso, alguns hábitos alimentares serão ideais para melhorar a saúde das glândulas.

O que os especialistas falam sobre a tireoide?

De acordo com especialistas, a tireoide apresenta alguns sintomas que você pode notar facilmente, já que alguns são fáceis de detectar, mas também há casos em que você pode sofrer sem perceber. Nesse contexto, informaremos quais são os principais sinais que indicarão falhas na referida glândula.

O primeiro dos sinais serão alterações na pele (pele seca), no cabelo (queda de cabelo) e rachaduras nas unhas. A esta marca junta-se um sintoma fundamental dentro dos problemas da tireoide, que é o aumento ou perda de peso sem qualquer motivo, ou seja, sem praticar atividade física ou praticar uma vida sedentária. Enquanto o terceiro dos sintomas refere-se a uma sensação contínua de cansaço e sono excessivo, apesar do repouso adequado.

Portanto, na presença desses sintomas-chave que representarão alterações no funcionamento da tireoide, será necessário consultar especialistas, pois será hipotireoidismo e hipertireoidismo, para os quais são necessários exames para determinar qual dessas condições está presente.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!