O que é endometriose?

Fonte: CENÁRIOMT

O que é endometriose?
O que é endometriose? FOTO:PIXABAY

O que é endometriose? A endometriose é uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Produz dor intensa e também infertilidade.

Apesar das campanhas de conscientização, ele permanece amplamente desconhecido e cerca de 175 milhões de mulheres vivem com esse diagnóstico. Os especialistas alertam que, embora seus sintomas geralmente estejam associados à menstruação, a regra não precisa doer, por isso é importante ir a uma consulta ginecológica se sentir dor.

A endometriose é uma doença que não deve ser ignorada e é importante buscar tratamento precocemente. O tratamento precoce pode evitar que outra situação ocorra: o congelamento da pelve algo que pode acontecer quando a endometriose não é tratada e leva à proliferação de aderências.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença na qual células semelhantes ao tecido dentro do útero são encontradas fora dele. 
A endometriose é uma doença na qual células semelhantes ao tecido dentro do útero são encontradas fora dele.  FOTO:PIXABAY

A endometriose é uma doença na qual células semelhantes ao tecido dentro do útero são encontradas fora dele. Uma das possíveis causas que podem causar esta condição é a migração de células endometriais através dos vasos sanguíneos ou do sistema linfático, embora não se saiba com certeza o que a causa.

[Continua depois da Publicidade]

A pelve congelada, por sua vez, refere-se ao estado em que as aderências entre os órgãos pélvicos os fazem permanecer imobilizados, e a endometriose infiltrativa ou profunda costuma estar relacionada a essa síndrome.

Quando o tecido endometrial invade vários órgãos da pelve e forma cicatrizes e aderências , pode perturbar a anatomia normal e a funcionalidade dos órgãos femininos. Isso é conhecido como pelve congelada. Esta condição é acompanhada de dor e pode afetar a função ginecológica, digestiva e urinária.

Embora a endometriose seja uma causa comum de pelve congelada, ela também pode ser causada por outras condições, como câncer, DIP, radioterapia ou cirurgia na pelve.

É importante observar que o tratamento adequado da endometriose profunda pode prevenir o aparecimento da síndrome de aderência ou pelve congelada.

Sintomas de uma pélvis congelada

Pacientes que sofrem de pelve congelada freqüentemente experimentam dor intensa e às vezes contínua, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico laparoscópico. Além disso, esses pacientes geralmente requerem tratamento médico e manejo multidisciplinar adequado em unidades de dor.

Outros sintomas podem ser constipação, dor ao defecar e, às vezes, urgência miccional, causada por constrição da bexiga e/ou intestino devido à formação de aderências nos órgãos.

Nos casos em que a pelve congelada é causada por endometriose não tratada, as mulheres sentem dor durante a relação sexual, conhecida como dispareunia, devido às lesões ao redor da área vaginal ou cervical.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).