Estas são as melhores plantas medicinais para curar a vesícula

Fonte: CENÁRIOMT

Estas são as melhores plantas medicinais aliviar problemas da vesícula
Estas são as melhores plantas medicinais aliviar problemas da vesícula FOTO:PIXABAY

Quais são as melhores plantas medicinais para curar a vesícula? Os problemas da vesícula biliar geralmente ocorrem como resultado de uma obstrução em um dos dutos que permite o transporte da bile, frequentemente como resultado de um cálculo biliar.

Também pode ocorrer uma inflamação da vesícula biliar, chamada colecistite, causada por cálculos biliares ou por outros motivos (tumores, infecções).

Quais plantas medicinais aliviam os problemas da vesícula?

Uma das plantas medicinais com maior numero de testes em relacao a problemas hepaticos em geral e o cardo mariano
Uma das plantas medicinais com maior número de testes em relação a problemas hepáticos em geral é o cardo mariano

Uma das plantas medicinais com maior número de testes em relação a problemas hepáticos em geral é o cardo mariano ( Silybum marianum ).

No entanto, uma disfunção vesicular pode causar outros problemas digestivos e, nesses casos, também é indicado o uso de outras plantas, como alcachofra ( Cynara scolymus ) ou açafrão ( Curcuma longa ).

[Continua depois da Publicidade]

Cardo de leite

No caso do cardo mariano, o princípio ativo de maior interesse é a silimarina, que chega a ser comercializada isoladamente como medicamento sujeito a receita médica.

No entanto, nas farmácias você pode encontrar produtos – suplementos alimentares – à base de cardo mariano, que auxiliam nos processos digestivos e facilitam o funcionamento do fígado, uma vez que o médico tenha descartado um problema de saúde mais grave.

A silimarina tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e ajuda a normalizar a função do fígado e da vesícula biliar.

Alcachofra

Em relação à alcachofra, são comercializados fitoterápicos que a contêm isoladamente ou em associação, sendo indicados para a melhora de digestões pesadas.

Nas folhas dessa planta existe um princípio ativo, a cinarina, com efeito antioxidante, colerético (induz a secreção da bile pelo fígado) e colagogo (induz a expulsão da bile pela vesícula).

Cúrcuma

A cúrcuma é comercializada como medicamento com indicação para distúrbios funcionais do sistema digestivo com envolvimento hepático e também possui efeitos coleréticos e colagogos.

Celidônia

Existe uma quarta planta, a celidônia ( Chelidonium majus ), que, embora não seja comercializada como medicamento isoladamente, é combinada com outras plantas e indicada para estimulação da secreção biliar.

Essas plantas também possuem numerosos compostos antioxidantes. Além disso, a alcachofra pode ter um leve efeito diurético, útil na retenção de líquidos, e a cúrcuma possui compostos com atividade anti-inflamatória.

Como essas plantas são tomadas?

Podemos encontrar todas estas plantas, sozinhas ou associadas a outras, na forma de comprimidos, cápsulas ou gotas para tomar por via oral.

Se forem consumidos como infusão ou chá de ervas, devem ser seguidas as instruções da embalagem. Às vezes, esses chás podem ser preparados frios, embora o mais comum seja tomá-los como infusão em água quente ou até fazer uma decocção.

[Continua depois da Publicidade]

Quanto tempo as plantas medicinais devem ser tomadas para notar o efeito?

Por serem indicados para quadros geralmente leves, seu uso geralmente é limitado até a remissão dos sintomas, que deve ocorrer em alguns dias. Em alguns casos, a dosagem indica um período máximo de uso que deve ser respeitado.

Em outros casos, um uso mais contínuo não causa problemas (por serem preparações bastante seguras), mas é recomendável consultar o farmacêutico, pois existe uma grande variedade de produtos no mercado.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).