Dor de estômago: tudo o que você pode fazer para aliviá-la

Fonte: CENÁRIOMT

Dor de estômago: tudo o que você pode fazer para aliviá-la
Dor de estômago: tudo o que você pode fazer para aliviá-la FOTO:PIXABAY

A dor de estômago, que costumamos chamar de dor de barriga , é uma das mais comuns. A inflamação do intestino costuma ser a principal causa de desconforto, que também está associada a náuseas, vômitos, cólicas… mas não a única.

Quando os problemas gástricos são esporádicos e não devido a uma condição de saúde mais grave que precisa ser tratada, levar em consideração as dicas a seguir pode ser suficiente para alcançar a “calma digestiva” e proteger o estômago de danos no futuro .

1. EVITE AZIA OBSERVANDO O QUE VOCÊ COME

Álcool , chocolate e alimentos gordurosos fazem com que o esfíncter que separa o estômago e o esôfago (a cárdia) não feche adequadamente; algo que aproveita o ácido do estômago para passar para o esôfago .

  • Alimentos grandes ou picantes também promovem a acidez durante a digestão.

2. NÃO TIRE UMA SONECA E VOCÊ SE SENTIRÁ MENOS PESADO

Deitar-se para tirar uma soneca logo após comer , principalmente se a comida foi abundante, é um dos hábitos que mais favorece os gases e a má digestão.

[Continua depois da Publicidade]
  • Para evitar acordar da soneca com o estômago pesado, é melhor esperar pelo menos meia hora (e melhor se for uma hora) antes de ir para a cama.
  • Se você puder caminhar cerca de vinte minutos antes de dormir, melhor ainda. Claro, lembre-se de que a caminhada deve ser de baixa intensidade para não atrapalhar a digestão.

3. COMBATA O ESTRESSE PARA QUE SEU ESTÔMAGO NÃO “FECHE”

Foi demonstrado que os distúrbios digestivos são mais frequentes em caso de estresse crônico . Na verdade, não é incomum ouvir frases como “meu estômago fechou” ou “meu estômago está nervoso ”.

  • Para esses casos, técnicas de relaxamento, como ioga ou mindfulness , podem ajudar algumas pessoas a melhorar seus sintomas.

4. EVITE O REFLUXO ÁCIDO PERDENDO ALGUM PESO

O excesso de peso favorece os episódios de refluxo porque causa um aumento da pressão abdominal, o que pode fazer com que os ácidos do estômago subam para o esôfago.

  • Se você tem alguns quilos a mais, perder peso pode ajudá-lo a melhorar o problema.

5. TABACO E FLEXÃO FAVORECEM A AZIA

Algumas posturas, como curvar-se com o corpo dobrado (em vez de dobrar as pernas) , facilitam a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago .

  • Ir para a cama logo após o jantar também piora. Se isso costuma acontecer com você, colocar o travesseiro um pouco mais alto (10 centímetros) pode evitar que o refluxo cause desconforto ao dormir .
  • E lembre-se de que o tabaco também contribui para a perda de tônus ​​do esfíncter esofágico, o que piora significativamente os casos de refluxo gástrico .

6. RESPIRE DE FORMA CONTROLADA

Passe alguns minutos por dia respirando profundamente , inalando pelo nariz, trazendo o ar até o abdômen e liberando-o novamente. Isso, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, ajudará a evitar azia .

  • Aparentemente, assim você reforça gradualmente a musculatura da base do estômago e por isso fecha melhor para evitar que o ácido suba.

7. OS ANTI-INFLAMATÓRIOS PODEM DANIFICAR O ESTÔMAGO

Os anti – inflamatórios podem ser a causa tanto de pequenas dores de estômago quanto de azia e refluxo.

  • Veja se tomá-los é quando esses sintomas aparecem e, nesse caso, evite-os sempre que possível.
  • Faça o mesmo teste com álcool , pois causa os mesmos sintomas em algumas pessoas.

E SE O SEU PROBLEMA É INCHAÇO ABDOMINAL…

No entanto, se mais do que desconforto estomacal o que você sofre é inchaço abdominal , você pode seguir estas 4 regras básicas para resolvê-lo:

  • Mastigue bem e pegue pequenas porções. Desta forma, o estômago vai trabalhar menos para digerir a comida. E lembre-se que você deve salivar bem os alimentos para facilitar o processo de digestão.
  • Controle o sal e também o açúcar . Se você tomar mais de 3 g por dia, pode reter líquidos e o abdômen fica mais inchado. O excesso de açúcar afeta o rim, o que o impede de eliminar a água corretamente.

Na hora de comer, é fundamental mastigar bem, além de não ultrapassar fibras, sal e açúcar

  • Tome fibra, mas sem abusar. Você deve introduzir esse nutriente em seus cardápios de forma moderada para facilitar o trânsito intestinal, mas se exagerar, pode causar gases e, com isso, inchaço.
  • Coma com calma e evite bebidas gaseificadas. Mastigar rapidamente leva você a engolir ar sem perceber, o que facilita a distensão da área. O mesmo acontece se você abusar de bebidas carbonatadas.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.