Como tratar a conjuntivite?

Fonte: CENÁRIOMT

Como tratar a conjuntivite?
Como tratar a conjuntivite? FOTO:PIXABAY

Como tratar a conjuntivite? Não é um problema sério, mas é muito chato. Além disso, uma conjuntivite mal curada pode danificar o olho, por isso é importante aprender como preveni-la, dar-lhe o tratamento correto e tomar medidas para não obtê-la.

Sensação de areia nos olhos, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento abundante e secreção à noite de uma substância amarelada que seca nas pálpebras e impede que você as abra ao acordar….

Estes são alguns dos sintomas mais óbvios da conjuntivite infecciosa, uma doença que faz com que a membrana que reveste o interior das pálpebras (conjuntiva) fique inflamada.

E embora não seja complicado de tratar e geralmente passe em 3 ou 4 dias , temos que tomar precauções extremas porque é uma doença facilmente contagiosa. Não é uma doença grave, mas se não for curada adequadamente pode deixar sequelas.

[Continua depois da Publicidade]

PRINCIPAIS SINTOMAS DA CONJUNTIVITE

O sinal mais óbvio é que a inflamação dos vasos da conjuntiva faz com que os olhos fiquem vermelhos. Mas essa vermelhidão pode ser acompanhada por outros sintomas:

  1. rasgando
  2. coceira intensa
  3. Sensação de ter grão, que é conhecido como “corpo estranho”.
  4. Dor ao abrir e fechar o olho.
  5. Sensibilidade à luz, chamada fotofobia.
  6. Inflamação das pálpebras e bolsas sob os olhos.
  7. Na conjuntivite bacteriana pode haver secreções esbranquiçadas, amareladas ou esverdeadas , que fazem com que o olho acorde “preso” ao acordar.
  8. Na conjuntivite alérgica, são comuns desconfortos como coceira e vermelhidão em ambos os olhos, espirros e congestão nasal.
  9. Na conjuntivite viral e bacteriana , apenas um olho ou ambos ao mesmo tempo podem ser afetados , mas os sintomas tendem a predominar mais em um do que no outro.

TRATAMENTO DE ACORDO COM O TIPO DE CONJUNTIVITE

A causa da infecção pode ser um vírus, mas quase sempre (80% dos casos) é causada pela proliferação de bactérias no olho. Especialmente nestes casos, a conjuntivite deve ser tratada adequadamente , pois, caso contrário, pode danificar o olho com o aparecimento de úlceras de córnea e perda de visão.

Segundo o doutor Pedro Corsino, presidente da Sociedade Galega de Oftalmologia, “geralmente cura sem deixar sequelas. No entanto, se for causada por um vírus, podem aparecer opacidades na córnea que reduzem a visão, permanecem por muito tempo e acabam levando à síndrome do olho seco.

Antes dos sintomas da conjuntivite, é aconselhável ir ao médico , pois, dependendo de sua origem, o tratamento é diferente:

  • Bacteriana: Gotas ou pomadas antibióticas geralmente são prescritas e aplicadas diretamente nos olhos e o tratamento dura de 5 a 7 dias. Pomadas ou géis podem reduzir a visão, por isso é melhor usá-los preferencialmente à noite.
  • Viral: Não requer um tratamento específico, pois desaparece por conta própria, embora geralmente sejam recomendados colírios com antibióticos leves para evitar que o distúrbio se agrave devido ao contato das mãos com os olhos.
  • Alérgico: Se a conjuntivite for mais um sintoma de alergia, ela pode ser tratada com medicamentos anti-histamínicos. Mas às vezes a reação alérgica se deve ao uso de certos cosméticos ou soluções para limpar as lentes, por isso é aconselhável trocar o produto. Este tipo de conjuntivite também é aliviado pela aplicação de compressas frias nos olhos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).