Como medir a glicemia?

O glicosímetro tradicional está perdendo espaço para novos sistemas que permitem medir a glicose.

Fonte: CENÁRIOMT

Como medir a glicemia?
Como medir a glicemia? FOTO:PIXABAY

Como medir a glicemia? Conhecer os níveis de glicose no sangue é essencial para pacientes que sofrem de diabetes . Essa tarefa pode ser feita com um glicosímetro , porém com ele você terá que picar o dedo e obter uma amostra de sangue, algo que para algumas pessoas será assustador. Embora outra opção seja um medidor do sistema flash ou um com monitoramento contínuo, o que evitará perfurar a ponta do dedo.  

Portanto, graças ao avanço das novas tecnologias, foram desenvolvidos diferentes medidores de glicose , evitando assim o uso de um glicosímetro e evitando as punções das quais obteremos uma amostra de sangue. Os dois tipos mais atuais de medição de açúcar são os sistemas de monitoramento contínuo e os sistemas de monitoramento flash.

No medidor de glicose do sistema contínuo, os níveis de açúcar podem ser observados em todos os momentos na tela do receptor. No entanto, em sistemas flash é necessário escanear para ver o valor da glicose.

 Apesar da diferença entre os dois, esses sistemas permitem que pacientes com diabetes monitorem constantemente seus níveis de açúcar com períodos de atualização de aproximadamente um a cinco minutos. No entanto, ambos usam um método diferente para medir a glicose no sangue.

[Continua depois da Publicidade]

Outra forma de medir a glicemia sem picadas

É que ao contrário do glicosímetro , os novos sistemas de monitoramento têm a capacidade de medir a glicose encontrada nos tecidos, definida como glicose intersticial. 

Este medidor funciona extraindo os dados do fluido intersticial e para isso deve ser colocado um sensor que chegue a ser colocado sob a pele.

 Uma vez colocado corretamente, os dados são enviados para um dispositivo conectado que fornece informações sobre os níveis de glicose ao usuário.

Pacientes com diabetes que utilizam esses sistemas em vez do glicosímetro tradicional nem sempre obterão dados coincidentes com os obtidos por meio de um exame de sangue. Isso não significa que os dados obtidos estejam errados, mas deve-se levar em consideração que estamos medindo a glicose em dois fluidos diferentes, sangue e fluido intersticial.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.