15.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioSAÚDEBebidas alcoólicas não oferecem proteção contra coronavírus, segundo OMS

Bebidas alcoólicas não oferecem proteção contra coronavírus, segundo OMS

Por CenárioMT/Gau Figueirêdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na terça-feira, 14, que os líderes mundiais adotem medidas necessárias para limitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia do Covid-19.

De acordo com a organização, o excesso de consumo de álcool pode agravar ou mesmo causar problemas relacionados à saúde mental e física, além de potencializar os comportamentos de risco e violência. Estima-se que anualmente o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoque cerca de 3 milhões de mortes por ano, dos quais 1/3 delas ocorrem na Europa.


--Continua depois da publicidade--

Carina Ferreira Borges, gerente do programa de álcool e drogas ilícitas da OMS, questiona que durante o período da pandemia se “nós deveríamos perguntar realmente quais são os riscos que corremos ao deixar as pessoas presas em suas residências junto de uma substância prejudicial, não somente para a saúde física, mas os efeitos provocados pelo seu comportamento diante dos outros, inclusive a violência”, afirmou.

Segundo a OMS, consumir álcool não protege uma pessoa de contrair a Covid-19,  já que o “medo e a desinformação acabam gerando um mito perigoso de que o consumo das bebidas com teor alcoólico forte podem matar o novo coronavirus, mas isso não é verdade”, pontuou.

A OMS ainda criou uma ficha técnica intitulada Álcool e Covid-19: o que você precisa saber em que aproveita para abordar os mitos e fornecer as orientações importantes e necessárias com o objetivo de esclarecer as pessoas. O material está em inglês e pode ser acessado ao final da reportagem.

Entre os principais boatos divulgados recentemente e que circulou amplamente pelas redes sociais é de que o consumo de vinho tinto ajudaria no combate ao novo coronavirus, entretanto isso é falso, pois não existe estudo científico que comprove a eficácia da bebida contra a doença.


--Continua depois da publicidade--

Confira

 

Informações falsas sobre álcool

A OMS também alerta sobre mitos relacionados ao uso do álcool — principalmente depois de relatos de pessoas que aumentaram o consumo dessas bebidas por acreditarem que elas são capazes de matar o novo coronavírus no corpo humano.

“Medo e desinformação geraram um mito perigoso de que consumir bebidas com forte teor alcoólico podem matar o novo coronavírus. Não é verdade”, alerta a OMS, em comunicado.

Recentemente, chegou a circular nas redes sociais brasileiras informação de que beber vinho tinto ajuda a combater o novo coronavírus, o que é FALSO.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

PRIMEIRO ESCALÃO
Por motivos pessoais, Franz deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde
maio 06, 2021
COVID-19
Prefeito de Lucas explica flexibilização do novo decreto: ‘Saímos de risco muito alto, para risco alto’
maio 06, 2021