Trânsito em debate: Semana Nacional reforça redução da velocidade nas vias

Campanha nacional busca conscientizar motoristas e autoridades sobre a importância da gestão da velocidade para salvar vidas.

Fonte: CenárioMT

Trânsito em debate: Semana Nacional reforça redução da velocidade nas vias
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com o lema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, foi aberta nesta quarta-feira (17) a Semana Nacional de Trânsito 2025, na sede do Ministério dos Transportes. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tem como objetivo estimular atitudes mais responsáveis e humanas no dia a dia das vias públicas.

Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o tema deste ano foi escolhido para provocar reflexão sobre os limites de velocidade. Ele destacou que a gestão das velocidades é um fator central para a redução de sinistros e mortes no trânsito.

[Continua depois da Publicidade]

“A proposta é chamar a atenção das autoridades locais para avaliarem se os limites de velocidade estabelecidos estão adequados ao uso das vias”, afirmou Catão.

O secretário também ressaltou que a campanha gera resultados de longo prazo. “A mobilização amplia o debate e tende a se transformar em ações mais concretas ligadas ao tema”, acrescentou.

A Semana Nacional de Trânsito segue até 25 de setembro. Entre as ações programadas, o Detran do Distrito Federal e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares promovem atividades educativas e interativas no estacionamento da Funarte, em Brasília, nos dias 18 e 19.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.