20.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMUNDOINTERNACIONALTecnologia e investigação histórica encontram crianças sobreviventes do Holocausto

Tecnologia e investigação histórica encontram crianças sobreviventes do Holocausto

Por Fantástico

Dia 19 de maio de 1944, idade de Hooghalen, norte da Holanda: militares nazistas despachavam judeus holandeses. O destino: campos de extermínio de Bergen-Belsen e de Auschwitz. Para muitas dessas pessoas, o Campo de Westerbork, na Holanda, era a última parada antes da morte. Pesquisadores dizem que 90% dos que passavam por lá eram assassinados, inclusive crianças. Famílias se amontoavam, muitas vezes, em vagões feitos para transportar gado, sem lugar pra sentar e sem janela. Durante décadas, essas cenas ajudaram a ilustrar documentários sobre o Holocausto e o extermínio na 2ª Guerra de milhões de judeus perseguidos pelo ódio dos nazistas, comandados por Adolf Hitler.

Rostos que passaram pela tela sem que o mundo soubesse nem os nomes dessas pessoas. Esses trens transportavam até 3 mil pessoas por viagem. Embarcavam nele histórias e mais histórias que ficaram no anonimato, mas algumas estão sendo reveladas agora. Historiadores holandeses descobriram alguns dos chamados “filhos do Holocausto”.


--Continua depois da publicidade--

Um dos pesquisadores trabalhava desde os anos 80 para descobrir mais sobre essas pessoas. Recentemente, ele e um colega tiveram a ajuda fundamental do Instituto Holandês de Imagem e Som, que digitalizou e restaurou o material. Uma produtora de vídeos da Holanda ainda coloriu alguns trechos. Com tudo isso, deu pra ler nas bagagens os nomes e as datas de nascimento de algumas pessoas. Depois de nove meses de investigação, tiveram a certeza de quem eram aquele menino e aquela bebê de colo olhando pela janela do trem em uma das fotos. Quem “eram”, não – quem são eles!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PREVILUCAS
Previlucas nomeia novo diretor executivo da autarquia
julho 30, 2021
ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021