Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia após atentado

O senador Miguel Uribe Turbay faleceu após mais de dois meses hospitalizado, vítima de um ataque a tiros ocorrido em Bogotá.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro (RJ) 18/11/2024 - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fala à imprensa na 19° Reunião de Cúpula do G20, no Museu de Arte Moderna. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Miguel Uribe Turbay, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, morreu nesta segunda-feira (11), após permanecer internado por mais de dois meses devido a ferimentos causados por dois tiros na cabeça em um atentado ocorrido em 7 de junho, em Bogotá.

De acordo com o hospital Fundação Santa Fé, onde ele estava internado, Uribe faleceu às 1h56min da madrugada, após uma equipe médica que atuou incansavelmente durante o período.

[Continua depois da Publicidade]

O ataque gerou comoção nacional em um país historicamente marcado pela violência política, que já contabiliza diversos atentados contra lideranças políticas, sindicais e populares ao longo das últimas décadas.

Autoridades dos Estados Unidos também se manifestaram, atribuindo a violência à retórica do atual governo colombiano. Por sua vez, o presidente Gustavo Petro condenou a politização do ataque e sugeriu que o atentado poderia ter sido planejado para desestabilizar sua administração.

[Continua depois da Publicidade]

O incidente aconteceu durante a campanha pela consulta popular em defesa da reforma trabalhista proposta pelo Executivo colombiano.

Um adolescente de 15 anos foi detido sob acusação de ser o autor dos disparos, enquanto o governo oferece uma recompensa de US$ 730 mil para informações que levem à identificação dos mandantes intelectuais do atentado.

Miguel Uribe Turbay era filiado ao partido Centro Democrático, do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, embora não possuísse relação direta de parentesco com ele. Na verdade, Uribe Turbay era neto de Julio César Turbay, que presidiu a Colômbia entre 1978 e 1982 pelo Partido Liberal.

Com trajetória política que inclui passagens como vereador e secretário de Governo em Bogotá, Uribe foi eleito senador para o mandato 2022-2026. Sua história pessoal também é marcada pela violência: aos cinco anos, perdeu a mãe, Diana Turbay, jornalista sequestrada e assassinada pelo grupo paramilitar de Pablo Escobar, ligado à oposição ao tratado de extradição da Colômbia com os Estados Unidos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.