Cultura busca garantir políticas públicas estáveis no Brasil

Ministra Margareth Menezes defende ações duradouras e reforça o compromisso com a diversidade cultural em evento no Rio.

Fonte: CenárioMT

Cultura busca garantir políticas públicas estáveis no Brasil
Cultura busca garantir políticas públicas estáveis no Brasil - Foto: Agência Brasil

O Ministério da Cultura trabalha para consolidar políticas públicas duradouras, com ações que independam de mudanças de governo. A ministra Margareth Menezes afirmou a meta durante a abertura do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Margareth destacou iniciativas como a Política Nacional Cultura Viva, a institucionalização do Sistema Nacional de Cultura e o envio do Plano Nacional de Cultura ao Congresso. Segundo ela, a ausência de medidas estruturadas gera instabilidade no setor.

[Continua depois da Publicidade]

“Precisamos ter coragem de redimensionar nosso olhar sobre o país, reconhecendo todas as expressões culturais como legítimas representações da sociedade brasileira”, afirmou a ministra.

O presidente da Fundação, Alexandre Santini, celebrou o sucesso do evento, que reúne mais de 230 especialistas e cerca de 40 atividades simultâneas, incluindo mesas temáticas e lançamentos de livros. Os temas abordam desde patrimônio e culturas afro-brasileiras até audiovisual e gastronomia.

[Continua depois da Publicidade]

A deputada Jandira Feghali defendeu o papel da política e das emendas parlamentares, alertando contra a generalização negativa. Ela destacou a necessidade de regular o streaming, as redes e a inteligência artificial, além de integrar cultura, educação, comunicação, ciência e economia para enfrentar desafios do país.

O seminário segue até sexta-feira e celebra os 40 anos do Ministério da Cultura, os 50 anos da Funarte, os 20 anos do Cultura Viva e os 10 anos do IberCultura Viva, com a presença de representantes de vários países latino-americanos e da Espanha.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.