Lagarto fica preso em lata de cerveja; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

lagarto fica preso em lata de cerveja video 1122403

Um lagarto ficou preso em uma lata de cerveja e foi resgatado por um grupo de ciclistas, que flagraram o desespero do réptil.

O lagarto, ou calango como também é conhecido em algumas regiões do Brasil, estava com a cabeça presa a lata e se não fosse a atitude dos ciclistas, iria morrer de sede e fome.

O vídeo ganhou repercussão em diversas redes sociais e rendido inúmeros comentários parabenizando a ação dos ciclistas em salvar o lagarto. Não foi possível, porém, saber onde o flagrante aconteceu.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

No vídeo, o grupo de ciclistas passeiam por uma estrada margeada por uma vegetação. Algum ser humano irresponsável, ao passar pelo local, jogou a lata de cerveja no meio ambiente.

[Continua depois da Publicidade]

Certamente a procura de comida ou até mesmo água para beber, o lagarto acabou entrando no objeto, ficando preso.

O flagrante mostra a importância de não jogarmos lixo na natureza, pois essa ação pode matar os animais.

ASSISTA:

O Lagarto

O lagarto ou calango como é conhecido, pertence a família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, CnemidophorusTropidurus e outros que vivem geralmente no solo ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.

Como o termo “calango” é popular e não científico, abrange mais de uma espécie de réptil. Geralmente, são pequenos lagartos não agressivos que podem chegar a medir até trinta centímetros de comprimento.

Os calangos alimentam-se, geralmente, de pequenos insetos que caçam para sobreviver.

Quando ameaçados, procuram se esconder em alguma fenda ou buraco. Quando capturados, ficam imóveis como se estivessem mortos.

Para que ocorra o aparecimento dessas espécies, o ambiente precisa apresentar algumas características: costumam aparecer em áreas com pouco movimento de pessoas, com madeira, concreto ou rochas para que se camuflem, escalem e tomem sol. Sempre estão próximos de alguma fenda ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.

O lagarto ou calango como é conhecido, pertence a família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes
Quando ameaçados, procuram se esconder em alguma fenda ou buraco. Quando capturados, ficam imóveis como se estivessem mortos. Foto: divulgação/Internet.

Se você gostou deste post: cobra caninana fica zangada com biólogo; vídeo  – vai gostar também de ler esta notícia: Jacaré gigante flagrado arrastando outro jacaré; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.