Incrível! onça-pintada aparece e pousa para fotos para alegria de guia turístico

Fonte: CenarioMT

Onça-pintada é o maior felino encontrado no Pantanal, ocupando o o topo da cadeia alimentar, sendo portanto, indispensável para o equilíbrio ecológico.
Onça-pintada é o maior felino encontrado no Pantanal, ocupando o o topo da cadeia alimentar, sendo portanto, indispensável para o equilíbrio ecológico.

O guia turístico Wesley Costa Oliveira foi surpreendido com o aparecimento de uma lindíssima onça-pintada, durante um passeio no Pantanal. Assista abaixo.

O flagrante foi postado no perfil de Wesley no Instagram, onde ele relata que se trata de uma onça macho. O animal aparenta estar bem de saúde e muito esperto.

“A onça-pintada do Pantanal pode medir cerca de 1 metro e 90 cm de comprimento e 80 cm de altura, chegando ao peso de até 158kg. Ela apresenta um corpo robusto e uma grande força muscular. As onças se alimentam de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus”, descreveu em sua postagem.

A onça parecia estar a procura de algum alimento ou petisco que poderia ter sido oferecido por algum dos turistas,

[Continua depois da Publicidade]

Saiba mais sobre as sucuris

De habito semiaquático, as cobras sucuris (Eunectes) são endêmicas da América do Sul e podem ser divididas em quatro espécies:

Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, ocorre na Ilha de Marajó e na Guiana Francesa, bem como em algumas outras partes da Amazônia e Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.

Uma das principais características das cobras sucuris, além do tamanho que chama a atenção, é o dimorfismo sexual, ou seja, nas quatro espécies, as fêmeas são maiores que os machos.

Onça-pintada é flagrada entrando na água, na região de Porto Jofre.
Parque Encontro das Águas, no distrito de Porto Jofre, é o ponto de maior avistamento de onças no mundo – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Quando está no período de acasalamento, a sucuri libera feromônios para atrair machos para reprodução, o que pode resultar na aproximação de vários machos. A fêmea acaba por escolher apenas um para se reproduzir.

As fêmeas ganham o benefício direto de uma refeição rica em proteína pós-copulatória quando consomem seus parceiros, juntamente com o benefício indireto de recursos adicionais para usar na formação da prole.

Se você gostou deste post: Incrível! onça-pintada aparece e pousa para fotos para alegria de guia turístico   – vai gostar também de ler esta notícia: Motorista fica surpreso ao encontrar cascavel no motor do carro 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.