Fotógrafo faz registro raro de veado albino no Pantanal Mato-grossense

O veado-campeiro é encontrado na América do Sul, em países como Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Fonte: CenarioMT

Fotógrafo faz registro raro de veado albino no Pantanal Mato-grossense
Foto: @Fábio Paschoal

Registro raro e revitalizante para o guia de turismo e fotógrafo Fábio Paschoal. Assim, é definido o flagrante feito por ele de um veado-campeiro albino. Não é por menos, pois diante da devastação que o Pantanal vem sofrendo por conta dos focos de incêndio, se deparar com um animal belíssimo como esse é animador.

“Em 15 anos trabalhando como guia no Pantanal, foi a primeira vez que eu vi um animal como esse. Que momento maravilhoso!”, descreveu Paschoal.

[Continua depois da Publicidade]

“Sabe quando seus olhos não conseguem acreditar no que você está vendo? Foi exatamente assim que me senti quando encontrei esse veado-campeiro albino. O fogo aqui no Pantanal me deixou bem pra baixo. Não tinha vontade de sair pra fotografar e minha câmera ficou no meu quarto por mais de 10 dias”, disse o fotógrafo.

Mas quando os focos de incêndio diminuíram com as chuvas que caíram na região, Fábio se animou em voltar a registrar a vida pantaneira.

[Continua depois da Publicidade]

“Mas assim que as chuvas vieram, apagando quase todos os focos de incêndio, meu ânimo ficou renovado! Reunimos os guias e fomos em busca dessa pequena raridade que já havia sido avistada há dois dias atrás. Por ser branco, ele tem mais dificuldade de se esconder e após procurar um pouco, conseguimos encontrá-lo”, completou Fábio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fábio Paschoal | Fotógrafo de natureza e guia de safari (fotos) (@fabiopaschoalpantanal)

O veado-campeiro

O veado-campeiro é um mamífero ruminante da família dos cervídeos. É um animal de porte médio, com cerca de 90 a 120 centímetros de comprimento e 65 a 70 centímetros de altura. A pelagem é marrom-avermelhada, com uma faixa branca ao redor dos olhos e orelhas. A cauda é preta. Os machos possuem chifres ramificados, com três pontas.

O veado-campeiro é encontrado na América do Sul, em países como Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Habita principalmente o Cerrado, mas também pode ser encontrado em outros biomas, como a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga.

O veado-campeiro é uma espécie vulnerável, ameaçada pela caça, perda de habitat e doenças.
Veado-campeiro albino foi registrado no Pantanal pelo guia de turismo e fotógrafo, @Fábio Paschoal.

É um animal herbívoro, alimentando-se de folhas, brotos, frutos e flores. É um animal social, vivendo em grupos de até 20 indivíduos.

O veado-campeiro é uma espécie vulnerável, ameaçada pela caça, perda de habitat e doenças.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT