Vídeo raríssimo mostra cervo comendo cobra venenosa

Fonte: CenarioMT

Os cervídeos, cervos (Cervidae) ou ainda veados  constituem uma família de animais ungulados artiodáctilos e ruminantes, à qual pertencem animais como a corça, o alce e o caribu.
Os cervídeos, cervos (Cervidae) ou ainda veados  constituem uma família de animais ungulados artiodáctilos e ruminantes, à qual pertencem animais como a corça, o alce e o caribu.

Um vídeo com imagens raríssimas mostra um cervo, ou popularmente chamado de veado, comendo uma cobra venenosa. Confira no vídeo abaixo.

O que chama a atenção é justamente um animal que alimenta-se de vegetais, resolver comer outro animal. O Biólogo Henrique Abrahão explicou o ocorrido.

“Trata-se de um cervídeo da família dos veados, que na verdade são herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas. Além disso, são ruminantes. Mas podem sim, esporadicamente experimentar animais que estão mortos. É raro mais acontece”, explicou o Biólogo Henrique Abrahão.

Uma das explicações para essa atitude rara do veado, pode estar relacionada a deficiência de cálcio. “O fato é que é um flagrante único, raríssimo de se ver”, concluiu o especialista.

[Continua depois da Publicidade]

 O Cervo

Os cervídeoscervos (Cervidae) ou ainda veados  constituem uma família de animais ungulados artiodáctilos e ruminantes, à qual pertencem animais como a corça, o alce e o caribu.

Os cervídeos estão geograficamente bem distribuídos por todos os continentes exceto Austrália e Antártida. O grupo distingue-se dos outros ruminantes por ter galhadas em vez de cornos.

As galhadas são estruturas ossificadas que se desenvolvem todos os anos, presentes geralmente apenas nos machos. Os cervídeos são herbívoros com alimentação específica devido à pouca especialização do seu estômago, que não digere vegetação fibrosa como erva.

Assim, os cervídeos alimentam-se principalmente de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Têm ainda elevados requerimentos nutricionais de minerais que lhes permitam crescer novas galhadas todos os anos.

Apesar de, com a exceção da rena, nenhum outro cervídio ter sido domesticado com sucesso, os cervídeos tiveram grande importância histórica enquanto animal de caça e fonte de alimento.

Dificilmente ultrapassa 15 kg e os 45 cm de altura. A coloração é muito semelhante a do veado-mateiro (Mazama americana), mas ela é mais homogênea, e quase não possui partes esbranquiçadas, sendo totalmente marrom-avermelhada.
Dificilmente ultrapassa 15 kg e os 45 cm de altura. A coloração é muito semelhante a do veado-mateiro (Mazama americana), mas ela é mais homogênea, e quase não possui partes esbranquiçadas, sendo totalmente marrom-avermelhada. Foto: Luiz Carlos Marques Rocha

Se você gostou deste post: Vídeo raríssimo mostra cervo comendo cobra venenosa  – vai gostar também de ler esta notícia: Surpreendente! Cobra super venenosa é flagrada entrando em plantação milho

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.