Esquilo desafia serpente e vídeo viraliza; assista

Fonte: CenarioMT

Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem facilmente sementes, principalmente bolotas.
Foto: reprodução

Um esquilo desafiou uma serpente e o vídeo viralizou nas redes sociais.

O vídeo do esquilo desafiando a serpente está em destaque no Instagram do Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras. Acompanha também o Biólogo Henrique no YouTube 

De acordo com o profissional, o esperto esquilo desafiou uma Pantherophis obsoletus, também conhecida como cobra-rato ocidental, cobra-rato-preta, cobra-preta-piloto ou simplesmente cobra-preta.

É uma espécie não-venenosa de Colubridae encontrada na região central da América do Norte.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda de acordo com o Biólogo Henrique Abrahão, o esquilo é um animal muito ágil, por isso, ousou a desafiar a serpente. “Se fosse uma Cascavel, o esquilo poderia tomar uma mordida fatal”, comentou Abrahão.

ASSISTA:

O Esquilo

O esquilo pertencem a uma grande família de mamíferos roedores, de pequeno e médio porte, conhecida como Sciuridae. No Brasil, são também conhecidos como serelepecaxinguelêcaxinxequatimirimquatipuruagutipuru ou acutipuru

Na Galiza e em algumas zonas de Portugal, também é conhecido por esquio. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio.

Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem facilmente sementes, principalmente bolotas.

As sementes são as principais fontes de alimentação, mas também consomem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.

Constroem ninhos com folhas e galhos para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes que variam de 3 a 10 por ninhada. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir de 53 a 73 cm de comprimento (com a cauda).

Os esquilos arborícolas correspondem à imagem que idealizamos do que seja um esquilo. São animais de hábito diurno, com os sentidos bem apurados e com uma anatomia bastante adaptada à vida nas copas das árvores, onde se sentem mais seguros de predadores terrestres. Embora os esquilos arborícolas passem 90% da sua vida nas alturas, por vezes podem ser encontrados no solo da floresta, procurando por alimento que tenham armazenado anteriormente, mas sempre alertas ao mínimo ruído ou movimento, pois essa prevenção lhes é, muitas vezes, vital.

Como espécies arborícolas, podem ser citados: o esquilo-vermelho-euroasiático (Sciurus vulgaris), o esquilo-cinzento-americano (Sciurus carolinensis), o esquilo-peruano (Sciurus igniventris), o esquilo-tricolor (Callosciurus prevostii), entre muitas outras, sendo a maior família de esquilos.

O esquilo-vermelho tem um comprimento típico de 19 a 23 cm (excluindo a cauda), uma cauda entre 15 e 20 cm de comprimento e um peso entre 250 e 340 g. Não apresenta dimorfismo sexual, pois machos e fêmeas têm o mesmo tamanho.
O esquilo-vermelho tem um comprimento típico de 19 a 23 cm (excluindo a cauda), uma cauda entre 15 e 20 cm de comprimento e um peso entre 250 e 340 g. Não apresenta dimorfismo sexual, pois machos e fêmeas têm o mesmo tamanho.

Se você gostou deste post: Jacaré flagrado passeando por ruas; assista – vai gostar também de ler esta notícia: Cágado é visto passeando em calçada após chuva; VÍDEO

[Continua depois da Publicidade]

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.