Carne de cobra píton pode ser consumida por humanos?

Fonte: CenarioMT

Outra característica das cobras pítons, de acordo com o especialista, é que o corpo desses animais é formado, principalmente por ossos e músculos
Outra característica das cobras pítons, de acordo com o especialista, é que o corpo desses animais é formado, principalmente por ossos e músculos

A carne de cobra píton realmente é indicada para o consumo humano? A resposta ainda é objeto de estudos na Flórida, nos Estado Unidos (EUA), onde alguns restaurantes pretendem incrementar alguns pratos com esse tipo de carne em seus cardápios.

Cientistas estão estudando a viabilidade do consumo da carne de cobras píton. Uma das questões ainda se refere se tal consumo pode ser saudável ou não. Um dos fatores seria a alta concentração de mercúrio na carne desses animais.

Em seu canal no YouTube, o biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – explicou que assim, como outros animais silvestres, a cobra píton possui inúmeros parasitas em seu sistema digestivo.

Outra característica das cobras pítons, de acordo com o especialista, é que o corpo desses animais é formado, principalmente por ossos e músculos. A carne em sim, possui pouco teor de gordura, o que a torna muito seca e dura.

[Continua depois da Publicidade]

Carne de cobra píton pode ser incrementada na culinária

YouTube video

Você sabia que as pítons são as segundas maiores cobras do mundo?

píton-reticulada (Python reticulatus) é uma espécie de serpente da família das pítons encontrada no Sudeste da Ásia. São as segundas maiores cobras do mundo, sendo mais leves que as Anacondas e os répteis mais longos da atualidade e uma das três cobras mais pesadas.

Assim como todas as pítons, são constritoras não-venenosas e normalmente não são consideradas perigosas aos humanos, embora já tenha alguns poucos casos documentados de pessoas mortas.

A píton-reticulada é uma cobra muito adaptável e com uma grande capacidade de se espalhar pelo ambiente. Já foram relatados casos da píton-reticulada nadando longas distâncias em rios, atravessando uma ilha para a outra.

Elas não atacam os humanos por natureza, mas podem morder e possivelmente se contrair ao se sentirem ameaçadas. Embora não sejam venenosas, grandes pítons podem causar ferimentos graves, às vezes exigindo pontos.

Elas não atacam os humanos por natureza, mas podem morder e possivelmente se contrair ao se sentirem ameaçadas. Embora não sejam venenosas, grandes pítons podem causar ferimentos graves, às vezes exigindo pontos. Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro.
Elas não atacam os humanos por natureza, mas podem morder e possivelmente se contrair ao se sentirem ameaçadas. Embora não sejam venenosas, grandes pítons podem causar ferimentos graves, às vezes exigindo pontos. Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Foto: divulgação/Wikipédia.

Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Considerando o tamanho e força do animal, é tecnicamente possível que um espécime adulto de píton-reticulada abra suas mandíbulas largas o suficiente para engolir um humano, mas a largura dos ombros de alguns Homo sapiens adultos provavelmente seria um problema mesmo para uma píton com tamanho suficiente.

Elas estão entre as poucas cobras que foram sugeridas para atacar seres humanos.

Se você gostou deste post: Carne de cobra píton pode ser consumida por humanos? – vai gostar também de ler esta notícia: Como foi possível uma cobra entrar no ouvido de uma mulher?

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.