Tribunal de Justiça de Mato Grosso se prepara para celebração de 150 anos de criação

Poder Judiciário foi instalado em 1º de maio de 1874 originalmente como Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

TJMT
Tribunal de Justiça de Mato Grosso. — Foto: TJ-MT/Assessoria

Faltam 113 dias para um momento histórico no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que se prepara para comemorar seus 150 anos de existência. A contagem regressiva marca um período de reflexão sobre a evolução da justiça no estado desde a instalação do Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso em 1º de maio de 1874.

Na época do Império, sob o governo de Dom Pedro II, Ângelo Francisco Ramos assumiu como o primeiro desembargador do Tribunal. Com mais três desembargadores nomeados por Dom Pedro II – Manoel Terthuliano Thomás Henrique, Francisco Gonçalves da Rocha e Vicente Ferreira Gomes – o Tribunal da Relação iniciou sua trajetória na busca pela justiça e ordem.

Com a transição para a República, a nomenclatura da Corte mudou para Tribunal de Apelação, e somente em 1946, com a Constituição, recebeu a designação atual de Tribunal de Justiça.

Ao longo das décadas, o TJMT desempenhou um papel fundamental na administração da justiça no estado, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção do Estado de Direito.

[Continua depois da Publicidade]

Desde 2023, o Tribunal conta com a Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, responsável pelos preparativos para a celebração do sesquicentenário, agendada para o dia 1º de maio de 2024. Várias iniciativas já estão em andamento.

Uma série de ações inclui a reforma do Espaço Memória, a divulgação de uma campanha de comunicação envolvente e um levantamento histórico para a produção do livro dos 150 anos do TJMT, disponibilizado tanto em formato físico quanto digital.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançou um hotsite dedicado exclusivamente aos 150 anos da instituição. Hospedado na página do Memorial do TJMT, o espaço digital oferece acesso a livros digitais, vídeos institucionais e a rica história da Justiça Estadual.

Essa iniciativa, liderada pela Comissão de Gestão de Memória do Poder Judiciário, composta por magistrados e servidores, reforça o compromisso do TJMT em preservar sua história e compartilhá-la com o público.

Até o mês de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso se prepara para celebrar 150 anos de serviço dedicado à justiça, olhando para o futuro com compromisso com a excelência e a equidade na administração da lei. O sesquicentenário será não apenas uma celebração, mas também o testemunho do impacto positivo do TJMT na sociedade mato-grossense.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.