Tarifa Social do Saae beneficia mais de 240 famílias em Lucas do Rio Verde

Autarquia tem o objetivo de ampliar ainda mais o número de famílias cadastradas até o final do ano

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

tarifa social do saae beneficia mais de 240 familias em lucas do rio verde
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo

Para garantir acesso à água tratada e de qualidade aos moradores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde possui um cadastro ativo com 249 famílias luverdenses inscritas na Tarifa Social, benefício que dá descontos na conta de água e esgoto para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Implantada em 2019, a Tarifa Social prevê descontos escalonados de acordo com o consumo do usuário, sendo 40% para faixa de consumo de até 10 metros cúbicos ao mês, 30% para consumo entre 11 a 20 metros cúbicos, 20% para consumo entre 21 a 30 metros cúbicos e 10% para consumo entre 31 a 40 metros cúbicos. O benefício é válido apenas para categoria residencial. Já o percentual de desconto para o esgoto é de 50% sobre o valor do metro cúbico de consumo da tarifa de água.

Para ter direito ao desconto, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos. Já a pessoa aposentada, é preciso possuir renda familiar inferior a três salários mínimos. Também é preciso que o consumidor esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Conforme a autarquia, o objetivo é ampliar o número de famílias cadastradas até o final do ano.

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Segundo o diretor do Saae, Mauricio Fossatti, a Tarifa Social melhora as condições de vida das pessoas que já tem acesso aos serviços de saneamento, com um benefício que ajuda no orçamento doméstico. “É um programa que traz melhoria e acesso de pessoas com menor renda aos serviços básicos, como é o saneamento”, afirma.

Os interessados em realizar a solicitação da Tarifa Social devem procurar a sede do Saae, localizada na Rua Catuípe, nº 1889- E, no bairro Rio Verde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h, apresentando o documento pessoal com foto, comprovante do CadÚnico e a uma cópia da última fatura de água e esgoto.

“Após o pedido da solicitação é realizada uma visita técnica por uma assistência social para verificar os requisitos exigidos. Comprovada a situação de vulnerabilidade socioeconômica, em seguida, é deferido o benefício. Vale lembrar que, existe a necessidade do recadastramento para a renovação do benefício após um ano da adesão. Caso contrário, implicará no cancelamento automático, tendo que ser feito novamente todo o processo para adesão da Tarifa Social”, diz o assessor jurídico do Saae, Marcos Woicichoski.

Mais informações e dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (65) 3549-7700.

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